A partir da notificação, todos suspeitos têm 30 dias para apresentar a defesa.
O Sindicato dos Vigilantes é suspeito de fazer parte do cartel de empresas que fraudariam licitações públicas no Estado. A acusção foi feita por testemunhas em depoimento dado a uma força-tarefa que investiga o esquema.
O Sindicato que, teoricamente, deveria atender aos interesses dos trabalhadores, estaria ao lado dos patrões ligados ao cartel. A revelação é do ex-secretário jurídico da entidade, Ivan Quadros. Ele diz que o sindicato dos vigilantes era usado pelo cartel para retalhar as empresas que não aceitavam entrar para o esquema.
As falsas acusações, como o não-pagamento de salários e horas extras, teriam sido encaminhadas a órgãos trabalhistas. Um dos alvos seria a Vigitec, que revelou a existência do cartel em julho do ano passado. O proprietário diz que as denúncias começaram logo após a reportagem da RBS TV ter sido exibida. Um panfleto convocou os vigilantes para uma assembléia e avisou que a Vigitec iria quebrar.
– Isso prejudicou muito o meu trabalho, a ponto de perder alguns contratos – disse o proprietário da empresa, José Renato Quadros.
O suposto envolvimento do sindicato dos vigilantes também é citado em um relatório da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. O documento é usado como base para as investigações do governo federal. O presidente do sindicato nega as denúncias.
– Somos favoráveis para que seja elucidada a denúncia, pois não compactuamos com cartel ou qualquer tipo de ilegalidade que venha a prejudicar os trabalhadores – disse o presidente do sindicato Evandro Vargas dos Santos.
A instauração do processo pela Secretaria de Acompanhamento Econômico contra as 21 empresas, 3 entidades e 30 pessoas físicas que integrariam o cartel foi publicada nesta quarta, dia 29, no Diário Oficial. A partir da notificação, todos têm 30 dias para apresentar a defesa.
29/10/2003
09/09/2024
DER-PR deve corrigir e republicar edital de licitação para conservação de rodovias
O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) d...09/09/2024
Governo do Estado anuncia licitação para recuperar áreas degradadas na orla do Jardim de Alah
O governo da Bahia vai executar obras do Plano de ...07/09/2024
Recuperação da ERS-409 será após a eleição
Em entrevista à Arauto News nesta sexta-feira (6),...03/09/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...