Sindicato dos Vigilantes suspeito de integrar cartel que fraudava licitações


A partir da notificação, todos suspeitos têm 30 dias para apresentar a defesa.
O Sindicato dos Vigilantes é suspeito de fazer parte do cartel de empresas que fraudariam licitações públicas no Estado. A acusção foi feita por testemunhas em depoimento dado a uma força-tarefa que investiga o esquema.

O Sindicato que, teoricamente, deveria atender aos interesses dos trabalhadores, estaria ao lado dos patrões ligados ao cartel. A revelação é do ex-secretário jurídico da entidade, Ivan Quadros. Ele diz que o sindicato dos vigilantes era usado pelo cartel para retalhar as empresas que não aceitavam entrar para o esquema.

As falsas acusações, como o não-pagamento de salários e horas extras, teriam sido encaminhadas a órgãos trabalhistas. Um dos alvos seria a Vigitec, que revelou a existência do cartel em julho do ano passado. O proprietário diz que as denúncias começaram logo após a reportagem da RBS TV ter sido exibida. Um panfleto convocou os vigilantes para uma assembléia e avisou que a Vigitec iria quebrar.

– Isso prejudicou muito o meu trabalho, a ponto de perder alguns contratos – disse o proprietário da empresa, José Renato Quadros.

O suposto envolvimento do sindicato dos vigilantes também é citado em um relatório da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. O documento é usado como base para as investigações do governo federal. O presidente do sindicato nega as denúncias.

– Somos favoráveis para que seja elucidada a denúncia, pois não compactuamos com cartel ou qualquer tipo de ilegalidade que venha a prejudicar os trabalhadores – disse o presidente do sindicato Evandro Vargas dos Santos.

A instauração do processo pela Secretaria de Acompanhamento Econômico contra as 21 empresas, 3 entidades e 30 pessoas físicas que integrariam o cartel foi publicada nesta quarta, dia 29, no Diário Oficial. A partir da notificação, todos têm 30 dias para apresentar a defesa.


29/10/2003

Fonte: ClicRBS

 

Curso Licitações

27/11/2023

Rio lança licitação para Terminal BRT Bairro Imperial de Santa Cruz

A prefeitura do Rio de Janeiro está licitando obra...

27/11/2023

Licitação para contratação de organização de eventos

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Fe...

27/11/2023

Governo do Estado atende Indicação de Renato e abre licitação para iluminação da MS-427 em Rio Verde

“A população reivindicou, e devido a importância d...

27/11/2023

Estado contratará serviços de manutenção de escolas por meio de registro de preços

Foram publicados, no Diário Oficial do Estado dest...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita