O setor de propaganda começa a se mobilizar para levar ao governo e aos parlamentares propostas que permitam aperfeiçoar as licitações públicas nessa área. A primeira iniciativa nesse sentido foi feita no dia 27 de outubro pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal (Sinapro-DF), seguindo inclusive orientação aprovada recentemente no âmbito da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).
O presidente do Sinapro-DF, Fernando Bretta, e uma comissão do Sindicato levaram ao senador Paulo Octávio (PFL-DF), coordenador do governo de transição, sugestões de aprimoramento do processo de licitações públicas relativas à divulgação dos editais, forma de remuneração, ampliação do número de agências que participam das licitações e sugestões de melhora na gestão da publicidade governamental, entre outros pontos.
"Iniciativas como essas são muito importantes para ajudar a esclarecer o poder público sobre as falhas existentes hoje nos processos licitatórios do governo e como isso pode ser corrigido ou melhorado, favorecendo o Estado, os contribuintes e as próprias agências", destaca Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.
Para o presidente do Sinapro-DF, a melhoria na forma de realização dessas licitações pode ajudar a incrementar a propaganda regional, na medida em que aperfeiçoará o processo e permitirá a participação de um maior número de agências em condições mais claras e de acordo com as especificidades do setor.
"Nosso objetivo não é apenas ampliar o número de agências que participam das licitações, e sim permitir ao governo do Distrito Federal, por meio desta política, se beneficiar com a maior competição entre as agências e obter assim maior dinamismo, otimização e eficiência das ações", explica Fernando Bretta.
Outra proposta defendida pelo Sinapro-DF - e que pode ser realizada com a colaboração da entidade - é que o governo do Distrito Federal estimule cursos, palestras e workshops para orientar o pessoal da administração pública sobre as novidades que estão acontecendo no setor de publicidade (leis, decretos, alterações, etc).A entidade sugere que seja inclusive criado um Conselho de Notáveis para dirimir dúvidas quando o assunto necessitar análises mais complexas.
O Sindicato recomenda ainda que os governantes estabeleçam um programa de estágios para o pessoal de publicidade. "Temos muitas escolas e poucas oportunidades para os estudantes, e o governo do Distrito Federal pode realizar este projeto através de suas secretarias", completa Bretta .
03/11/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...