SIN prepara licitação para fazer reparos na ponte


O nível de deteriorização que atinge estruturas de metal em vários trechos da Ponte Newton Navarro será avaliado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura. Responsável pela manutenção de itens básicos de segurança para quem transita na via sobre o Rio Potengi, como guarda-corpos e ‘guardrails’, a SIN informou através da assessoria de imprensa que “trabalha em um levantamento para licitar a execução dos reparos”. Após licitação, ainda sem prazo para acontecer, será “contratada empresa para dar início aos serviços”.

Inaugurada em novembro de 2007, a única ponte estaiada do RN possui 2,7 km de extensão dos quais 500 metros são sustentados por cabos (estaios). A estrutura serve como principal elo de ligação turística entre os litorais Sul e Norte. O monitoramento dos estaios, segundo a SIN, está em dia e já foi realizado em três ocasiões: “Há, em andamento, um processo para o quarto ciclo de manutenção preventiva dos estaios”.

Ainda de acordo com a pasta de Infraestrutura, esse procedimento deve ser “repetido de dois em dois anos até que seja constatado que os esforços dos cabos estejam estabilizados”. Os últimos reparos que o Estado fez na Ponte Newton Navarro foi em 2014. Na ocasião foram substituídos parafusos das proteções dos estaios e instalada sinalização náutica.

Desde que foi inaugurada há quase nove anos, a ponte nunca contou com proteção nos pilares do vão central – as chamadas defensas, fundamentais para oferecer segurança tanto às embarcações que atracam no Porto de Natal quanto aos pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela via.

A Companhia Docas do RN – Codern solicitou recursos ao Governo Federal (PAC 2) para instalar as defensas para o Berço 4 do porto – o pedido também contempla a estrutura de proteção dos pilares e a verba deveria ter sido repassada desde 2014. “Apesar da responsabilidade das defensas na base da ponte ser do Governo do RN, incluímos o custo no processo”, informou a assessoria da Companhia. Até que a situação seja regularizada a Codern resolveu suspender o trânsito noturno de embarcações.


28/07/2016

Fonte: Tribuna do Norte

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita