A Prefeitura de Jaú abriu ontem a licitação para contratar a empresa responsável pela limpeza na cidade: varrição e capinação, raspagem de guias e sarjetas, manutenção de praças, canteiros e rotatórias, conservação de margens dos rios, entre outros serviços. A administração pretende gastar até R$ 11,6 milhões na contratação por um ano – as propostas serão conhecidas no dia 28 de fevereiro.
O aviso de pregão presencial ocorre sete meses após o rompimento do contrato com a antiga prestadora de serviços, Estre Ambiental. Desde então, a cidade vive período de colapso na limpeza, o que levou o Ministério Público a ampliar a investigação que já estava em andamento para apurar a disseminação dos minilixões. A empresa Elo Engenharia e Saneamento, contratada inicialmente para eliminar criadouros de dengue, acabou atuando de maneira temporária na zeladoria.
O novo contrato é mais amplo que o anterior. Prevê limpeza em bairros, capinação de margens de rios e córregos, mais de 41,2 milhões de metros quadrados de varrição em praças e outros 10 milhões de metros quadrados de capinação mecanizada.
Inventário
Ao Comércio, a Prefeitura informou que levou em conta manual do Tribunal de Contas do Estado (TCE), segundo o qual as medições devem acontecer por metro quadrado limpo.
A administração levantou trechos de ruas, avenidas, praças, áreas verdes institucionais, de escolas e unidades de saúde, rotatórias e margens de rios – o inventário de espaços que serão percorridos constará no edital da licitação. O documento também prevê serviços imprevisíveis, que surjam em função de uma forte chuva ou em decorrência da ação humana, por exemplo.
Por conta da complexidade do levantamento, ainda de acordo com o Poder Executivo, o processo demorou.
O valor global pode cair, uma vez que vencerá a prestadora de serviços que ofertar o menor preço. O processo será dividido por lotes, ou seja, nada impede que mais de uma empresa arremate os serviços e comece a atuar na cidade.
A gestão da limpeza urbana em Jaú é terceirizada parcial ou integralmente há aproximadamente 20 anos. De 2013 para cá, as firmas que cuidaram da manutenção dos espaços públicos e do transbordo de lixo receberam mais de R$ 43 milhões.
16/02/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...