Na manhã desta terça-feira, 7, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) participou da ação do Programa de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos (PDMP) – Fincar o Pé, no município de Carmópolis. Na ocasião, o superintendente geral de Compras Centralizadas, Aristides Ferreira Neto, palestrou sobre a política de inserção das micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras do Estado e informações sobre os requisitos para ser um fornecedor do Estado.
“Inicialmente, explanei sobre o que são as compras governamentais, como elas funcionam, bem como toda a estrutura que o Governo do Estado dispõe para centralizar os processos licitatórios e, assim, conquistar o máximo de economia e eficiência dos gastos. Graças à Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, de 2007, e ao empenho desta gestão, Sergipe tem conduzido esforços para viabilizar cada vez mais a participação das MEPs na venda a esse grande cliente, que é a Administração Pública”, explicou o superintendente geral de Compras Centralizadas.
Segundo Ana Nunes, gestora de Petróleo, Gás, Energia e Mineração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fincar o Pé é uma ação do PDM que pretende chegar a todos os 18 municípios petrolíferos de Sergipe. “Nosso foco é despertar nos micro e pequenos empresários dessas regiões a noção de empreendedorismo como fornecimento para a Petrobras, Vale e Governo do Estado. Para eles, nesse momento, vender para essas instituições é algo muito distante e pretendemos, com essas ações, diminuir essa distância através de informações e qualificação”, relatou.
A gestora de Petróleo, Gás, Energia e Mineração do Sebrae explica ainda que este é o segundo município sergipano que recebe a ação. “Já passamos por Divina Pastora, estamos em Carmopolis e, a cada cidade que passamos começamos com um diagnóstico de oportunidade para identificar as necessidades de trabalho na área rural, informal e micro e pequenas empresas já formalizadas. Em Carmópolis, descobrimos que há 136 empresas formalizadas; 58 feirantes, sendo que 90% não vendem produtos da própria cidade, pesar de existir produção; e existem 365 empresários informais. Nosso foco é reverter esse quadro”, apontou.
Participação da Seplag
Seplag também participa do evento com atendimento individual dos interessados em informações sobre o cadastro para vender ao Estado.
08/08/2012
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...