Senador paraense é acusado de fraudes em obras públicas


O empresário e novo senador pelo Pará, Fernando Flexa Ribeiro (PSDB), foi preso nesta 5a. feira (04/11), em sua residência em Belém por agentes da Polícia Federal, acusado de fraudes em licitações públicas no Amapá. A ordem de prisão temporária, com prazo de validade de cinco dias, foi expedida pelo juiz federal de Macapá, Anselmo Gonçalves da Silva.
Flexa, que é ex-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e proprietário da construtora Engeplan, foi um dos presos durante a Operação Pororoca, da Polícia Federal, que cumpre mandados em Minas Gerais, Pará e Amapá. A PF prendeu também na capital paraense o empresário Eduardo Boulhosa, sócio de Flexa na Construtora Habitare. No final da manhã, escoltados por agentes da PF, os dois viajaram para Macapá, onde irão prestar depoimento à Justiça.
Atual suplente do senador e prefeito eleito de Belém Duciomar Costa (PTB), o empresário Flexa Ribeiro deve assumir o mandato de senador pelos próximos seis anos no próximo dia 1º de janeiro. Outros dois empresários paraenses com mandados de prisão assinados por Anselmo Silva estão sendo procurados em Marabá, no sul do Pará, e em Brasília. A PF não informou seus nomes.
A PF informou que os empresários participavam de licitações, mas depois desistiam para favorecer outros empresários e elevar os preços das obras. Além de empresários, há políticos e servidores públicos que fazem parte do esquema. O montante envolvido nas irregularidades ultrapassa R$ 100 milhões. Dezessete empresas que atuam em Macapá estão sendo investigadas há dois anos.
"Pelo que se sabe, não foi liberado qualquer valor. As fraudes aconteceram durante o processo licitatório", explicou o superintendente da PF no Pará, delegado José Sales. Para Flexa Ribeiro, sua prisão foi "arbitrária". Ele disse que nada poderia justificar a "violência" praticada contra ele.
Boulhosa disse que era inocente e que ignorava o motivo de sua prisão. Os advogados de Bulhosa e Flexa Ribeiro viajaram para Macapá, prometendo ingressar ainda nesta 5a. feira com pedidos de habeas-corpus.


04/11/2004

Fonte: Cruzeiro Net

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita