O Senado Federal lançou licitação para contratar empresa de engenharia para fazer a manutenção de revestimentos de mármore nas fachadas do edifício principal e do anexo I da Casa. O valor máximo estimado com o certame de menor preço global, marcado para ser realizado na próxima quinta-feira, é de R$ 380,5 mil. O contrato vai ter duração de um ano.
O Legislativo argumenta que a licitação é necessária porque ambas edificações - que abrigam os plenários do Congresso Nacional e 24 gabinetes de senadores - apresentam fluxo intenso de público interno e externo, e constituem símbolos de Brasília e da democracia brasileira, uma vez que foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2008.
Ainda segundo o documento, esses prédios, inaugurados em 1960, apresentam problemas de conservação em seus revestimentos externos em mármore, com placas fissuradas, soltas e/ou faltantes, sendo que algumas já se desprenderam do prédio. “A situação existente implica em risco aos passantes, aceleração da deterioração dos prédios (com depreciação de bens públicos) e dano ao patrimônio cultural brasileiro”, diz trecho.
13/07/2020
04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...