A Prefeitura de Cuiabá poderá ter que realizar uma nova licitação para os serviços de saneamento básico e abastecimento de água da Capital. Isto porque, a empresa Águas de Cuiabá, que seria a responsável por substituir a CAB na administração dos referidos serviços, ainda não apresentou a plano de saneamento.
A informação é do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). De acordo com ele, a empresa não manteve mais contato com a Prefeitura desde que foi escolhida para administrar os serviços na Capital em novembro do ano passado.
Diante disso, o peemedebista garante que, caso o grupo não apresente a proposta até o próximo mês, declarará a caducidade do contrato firmado durante a gestão do ex-prefeito Mauro Mendes (PSB).
”Se não apresentarem até 15 de maio essa proposta, para que possamos mostrar à população o plano de investimento para os próximos anos, eu decreto a caducidade do contrato e vou chamar uma nova licitação. Assumo o sistema e vou chamar uma nova licitação, uma empresa de porte, com expertise e know how em saneamento básico, que tenha tido experiência em capitais ou cidades de grande porte no Brasil afora ou até no exterior. Mas não vou brincar com o saneamento básico, com a saúde pública da população cuiabana”, garantiu o prefeito.
O grupo Águas de Cuiabá foi escolhido para administrar os serviços de saneamento da Capital em substituição a CAB, que atuava no município desde 2011.
Em maio do ano passado a Prefeitura decretou a intervenção da empresa. A medida se deu em decorrência de um relatório da Procuradoria-Geral do Município, o qual apontou que a CAB não estava cumprindo as metas estabelecidas no contrato.
Desta forma, a permanência da empresa em Cuiabá se tornou inviável no ponto de vista econômico-financeiro, uma vez que considerada uma má gestora dos serviços.
Por conta disso, grupo Águas de Cuiabá foi escolhido em novembro passado. O prazo final para que ela entregue o Plano de saneamento é 30 de maio, data em que deve ser encerrada a intervenção da CAB.
Assim que assumiu o comando do Palácio Alencastro, Pinheiro se reuniu com representantes da empresa. Na oportunidade, eles teriam exposto ao prefeito a critica situação do saneamento na Capital.
Desde então, entretanto, o grupo não deu mais sinal. “Eles sumiram. Nunca mais apareceram. A intervenção vence no dia 30 de maio. Já avisei ao Marcelo de Oliveira, interventor, e para os sócios minoritários, Mário Cândia e Edgar, que estão aqui em Cuiabá. Não vou brincar com a saúde pública da Capital, se não apresentarem a proposta. Saneamento básico também é saúde pública. Não vou esperar até o dia 30 de maio, não”, disse.
Por conta deste sumiço, Pinheiro afirma que irá aguardar até o dia 15 de maio. Caso a ela não apresente o plano até esta data, o peemedebista garante que tomará as medidas necessárias.
A expectativa era de que eles apresentassem um plano de investimento de R$ 1,2 bilhão para os próximos sete anos, a partir deste ano, para o saneamento básico da Capital. (KA)
21/04/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...