Televisores de tubo, telefones velhos e até carcaças de carros. Tudo que é descartado por nós vai para algum lugar. E, muitas vezes, não é reciclado. Então, resta estocar. Por causa da falta de política pública nacional de logística reversa e de empresas especializadas, Campinas estoca atualmente 75 toneladas de lixo eletrônico.
Tudo está espalhado por ecopontos pela cidade ou em um ponto central, no estacionamento da Estação Cultura, no centro da cidade. Antes, o lixo era estocado no Jardim Nova Mercedes, mas o terreno teve que ser devolvido à Emdec no final de 2014.
Foi nessa época que a quantidade de lixo era muito maior: cerca de 150 toneladas. Desde lá, a Prefeitura tem doado parte do material que é reciclável para cooperativas. No entanto, boa parte ainda está guardada esperando destino adequado.
Durante esse tempo e sem o descarte correto, o lixo eletrônico fica exposto ao tempo e pode liberar toxinas danosas à saúde e ao meio ambiente.
LICITAÇÃO
Para tentar resolver o problema, o DLU (Departamento de Limpeza Urbana), da Prefeitura de Campinas, tenta licitar um serviço para zerar o estoque de lixo eletrônico. Segundo o assessor do DLU, Thomaz Cavallaro, o processo licitatório está em andamento e, no momento, o departamento faz a pesquisa de preços.
"Temos só um orçamento até o momento, e precisamos de três. É difícil achar empresa especializada no assunto. A lei exige experiência, licenciamento. São vários critérios que temos que obedecer", disse ele. A proposta é que o contrato dure um ano, podendo ser prorrogado.
31/03/2018
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...