Pela segunda vez, não houve interessados na licitação do transporte coletivo por ônibus feita pela prefeitura de Porto Alegre. As propostas, que deveriam ter sido entregues nesta segunda-feira (24) por empresas e consórcios interessados, não chegaram, e o prefeito José Fortunati anunciou que um novo edital será elaborado no prazo máximo de seis meses. Desta vez, o processo será dividido por linhas ou grupos de linhas, e não mais por bacias.
A segunda sessão de recebimento das propostas foi realizada no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Como na primeira tentativa, em junho, a licitação resultou deserta. "Nossas equipes começam a trabalhar, imediatamente, na elaboração de um novo edital. Vamos realizar a licitação por linhas ou grupos de linhas, permitindo a participação de pequenas empresas e consórcios de pequenas empresas. Isso deve tornar o processo mais democrático", explicou Fortunati.
Em entrevista ao lado do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o prefeito destacou outras medidas que serão adotadas. "Criaremos comissões de usuários que vão controlar como está sendo realizada a prestação do serviço. É um modelo que já funciona e se mostrou eficiente com as comissões de obras do Orçamento Participativo. A bilhetagem eletrônica será controlada pelo poder público. Também vamos intensificar a fiscalização sobre a renovação, manutenção dos veículos e a qualidade da frota, e comunicar o Ministério Público de que não estão sendo realizadas da forma adequada, conforme estabelece a legislação”, afirmou.
Fortunati e Cappellari pretendem visitar pessoalmente empresas do Rio Grande do Sul, do Brasil e também no exterior para buscar interessados em operar o sistema na Capital.
Entre os itens que devem permanecer inalterados estão a exigência mínima de 25% de veículos equipados com ar-condicionado quando do início da operação e o reajuste anual da tarifa, de acordo com custos de operação, e uma revisão de seu valor a cada 4 anos.
24/11/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...