Sem dinheiro, sem pardais, sem lombadas e sem radares


Com todos os processos de análise técnica, termo de referência, orçamento e outros procedimentos concluídos, o projeto desenvolvido pela secretaria de Município de Mobilidade Urbana (SMU), prevendo a instalação de 24 radares fixos, 16 lombadas eletrônicas e 69 pardais nas vias de maior fluxo de veículos da cidade será, por enquanto, engavetado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, pelo secretário Miguel Passini (PDT).

Segundo ele, a Prefeitura não tem dinheiro para garantir a locação dos equipamentos, que dariam um novo ordenamento ao trânsito na cidade, coibindo casos de excesso de velocidade e outras infrações mais comuns, como avanço no sinal vermelho. O valor mensal giraria em torno de R$ 300 mil. A determinação de segurar o projeto teria partido do prefeito Cezar Schirmer (PMDB).

“A ordem é apertar os cintos devido à recessão”, afirmou o secretário, que pretende, ainda, conversar, novamente com o prefeito sobre o assunto. “Nossa intenção era diminuir estas reclamações de excesso de velocidade e oferecer um trânsito mais seguro, com menos acidentes e infrações para os santa-marienses”, explica Passini.

Já o prefeito Cezar Schirmer, através de sua assessoria, afirmou que não existe problema financeiro, mas orçamentário. “O orçamento da SMU não comporta mais a previsão de gastos sem um decreto de suplementação. E este decreto precisa de uma garantia de arrecadação maior ou tirar de um outro setor do governo para isso”, afirmou Schirmer. Segundo ele, a intenção é licitar os equipamentos, o que provavelmente possa ser feito até o fim de agosto, quando até lá a situação orçamentária poderá estar resolvida.

Enquanto isso, Passini admite que já possui um “plano B”. A saída seria a aquisição de, pelo menos, um radar móvel. O equipamento seria operado por agentes da Gerência Municipal de Trânsito (GMT). Um aparelho emprestado foi testado na semana passada na Avenida Hélvio Basso e o resultado foi imediato. “Flagramos um veículo a quase 100km/h, às 10h da manhã”, afirmou Passini.


08/06/2015

Fonte: A Razão

 

Avisos Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita