Segundo dados da prefeitura, vândalos e mendigos são responsáveis por 40% dos danos.
Muitos bancos que foram pontos de encontro de idosos, hoje funcionam como camas para mendigos. Isso porque, criadas para serem áreas de lazer, algumas praças da Grande Tijuca se transformaram em moradia para população de rua. Segundo a prefeitura, a ocupação irregular, feita por mendigos, e a ação de vândalos são responsáveis por pelo menos 40% dos danos encontrados nestes logradouros públicos.
Enquanto não há solução definitiva para o problema, o governo municipal ensaia mais uma vez a recuperação do patrimônio destruído.
Nos próximos seis meses, 88 praças serão reformadas na cidade. Apenas a primeira fase do Programa de Revitalização das Praças Cariocas — que vai até junho — está definida e seis espaços na Grande Tijuca serão beneficiados: Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido; Afonso Pena e Saens Peña, na Tijuca; Edmundo Rego, no Grajaú; Niterói, no Maracanã; e Roberto Campos, no Estácio. As obras nas praças Afonso Pena e Paulo de Frontin já foram concluídas.
O projeto funcionará por meio de mutirão, que aproveitará serviços prestados freqüentemente pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, de Governo, de Obras, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Social e das Culturas, além de Fundação Parques e Jardins, Rioluz, CET-Rio, Comlurb e Guarda Municipal. Todas as atividades serão realizadas com custos mínimos, por isso foram dispensadas licitações.
22/04/2004
12/06/2026
TCE revoga cautelar e libera licitação para construção de quatro penitenciárias em Santa Catarina
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) re...13/06/2026
UBS dos Estados terá reforma de quase R$ 500 mil: licitação será aberta neste mês
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Esta...13/06/2026
Apucarana anuncia licitação para obra de drenagem entre o Interlagos e o Veneza
Na manhã deste sábado (13), foi anunciada a abertu...13/06/2026
Nova ponte pode reduzir trajeto de 40 para 7 minutos em Araquari
Uma ponte planejada para ligar o Centro de Araquar...