Segurança é reforçada nas escolas estaduais de Londrina


A falta de equipamentos de segurança nas escolas estaduais de Londrina e região deve ser resolvida nas próximas semanas. O Núcleo Regional de Educação (NRE) começou ontem a entrega de extintores, luminárias de emergência e placas de sinalização que serão instalados nos colégios. No entanto, para que estejam totalmente seguras contra alguns incidentes, algumas unidades ainda precisam de adaptações estruturais. Os equipamentos chegam depois de meses de trabalho realizado dentro das escolas.

Até o dia 5 de novembro, os 123 colégios da região, além de instituições conveniadas, como as Apaes, receberão ao todo 1.714 extintores, 1.823 blocos de iluminação de emergência, 212 projetores e 7.378 placas de sinalização. A partir daí, as escolas terão de realizar processo licitatório para a instalação desses equipamentos.

Os itens foram definidos pelo Corpo de Bombeiros, que anteriormente vistoriou todas as escolas, apontando as necessidades de cada uma com relação à prevenção de incêndio. “Nós capacitamos funcionários e professores para saberem lidar com essas situações e multiplicarem esse conhecimento. Com essa etapa de instalação dos equipamentos, todo o sistema preventivo das escolas será regularizado”, afirmou o major Ricardo Jammes Teixeira.

O diretor do Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, Norberto Giacomini, que recebeu ontem sua cota dos equipamentos, contou que essa era uma grande necessidade. “É essencial para que a gente possa dar segurança aos alunos, professores e funcionários. E é uma iniciativa pioneira porque nunca houve, até então, a distribuição desse tipo de material para escolas”, ressaltou o diretor.

Patrulha Escolar na Brigada

O Programa Brigada Escolar conta com a participação da Patrulha Escolar Comunitária. Segundo o capitão Walter João Marques Luiz, os policiais também foram capacitados para agir em situações de risco. "A patrulha trabalha integrada à brigada e, em caso de acidente, também é acionada", contou. "Por ter um carro mais rápido e eficaz no trânsito, a patrulha chega antes dos bombeiros, que se deslocam com veículos maiores", explicou.

Para ele, todo esse trabalho aumentou significativamente a segurança dentro das escolas do estado. "Isso dá tranquilidade para as famílias, que sabem que agora tem alguém na escola preparado para dar o primeiro atendimento em caso de desastre, incêndio, queda de parede", concluiu.


25/10/2013

Fonte: JL - Jornal de Londrina

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

17/01/2026

Prefeitura divulga licitação para melhorias na infraestrutura dos mirantes da Estrada do Perau

A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a public...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita