Secretário estima em 30% economia de gastos do governo com nova Lei de Licitações


Brasília - O governo deve economizar 30% com os gastos hoje realizados nos processos públicos de compras com a nova Lei de Licitações.
A previsão é do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
De acordo com o secretário, o projeto que estabelece mudanças na Lei 8.666/93, conhecida com Lei de Licitações, será encaminhado em outubro ao Congresso Nacional.
“Além de aumentar a transparência no processo de contratação do
governo, o custo será bem menor, porque o tempo de licitação será reduzido e as compras em si sairão mais baratas”, comentou Santanna.
Santanna estima uma redução no prazo de licitação para no máximo 20 dias. Atualmente, o prazo para tomada de preços é de até 90 dias, e de concorrência, 120 dias. “Nós queremos simplificar o processo e resumir as três fases que existem hoje para a possibilidade de recurso para uma só, no final do processo”.
A proposta também possibilita a apresentação de documentos por meio eletrônico, com acompanhamento de qualquer cidadão.
“Isso dará mais transparência à licitação”, afirmou o secretário.
Empresas fraudadoras serão punidas com mais rigor, pois, além de ampliar de dois para até dez anos o prazo em que, no caso de fraude, a empresa fica proibida de participar de licitações, a proibição se estende também a os seus donos.
Pela lei atual, o dono de uma empresa flagrada em irregularidades pode abrir outra e participar das licitações.


28/08/2006

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧