O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, confirmou a continuação da duplicação da rodovia MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A obra deve começar após o trevo do Manso, onde termina a pista dupla atual, seguir até o início do Parque Nacional, e ser retomado depois do Portão do Inferno.
Segundo Padeiro, a duplicação não será realizada no trecho que abrange a área ambiental protegida. “A duplicação será licitada agora. O governador vai autorizar o início do processo licitatório da MT-251 fora do Parque Nacional de Chapada. É uma obra que vai do Trevo do Manso até o Rio dos Peixes, onde começa o parque, e [continua] depois do Portão do Inferno, quando termina a área, até o Mirante”, explicou.
Na mesma região, o Portão do Inferno tem registrado problemas estruturais e risco de deslizamentos, o que levou à imposição de restrições de tráfego e à busca por soluções definitivas para garantir a segurança da rodovia. Recentemente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) anunciou a construção de um túnel no trecho. De acordo com o secretário, o processo licitatório está em andamento e o início das obras deve ocorrer em breve.
“O túnel foi licitado e está na fase de análise documental, tanto técnica quanto financeira. Assim que tivermos essa definição e o licenciamento ambiental, que já foi solicitado, assinaremos o contrato e emitiremos a ordem de serviço”, afirmou Marcelo Oliveira.
Túnel
O Consórcio TB-ETEL, formado pelas empresas Toniolo, Busnello e Etel Estudos Técnicos, foi o único a apresentar proposta para a construção do túnel no Portão do Inferno, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. O valor estimado da obra é de R$ 54.838.507,45.
Segundo o edital, o prazo de execução é de 420 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, enquanto o prazo total do contrato está previsto em 510 dias.
20/03/2026
25/09/2026
Prefeitura abre licitação para construção de moradias no Novo Zachia
A Prefeitura de Passo Fundo abriu o processo de li...25/09/2026
SED-MS lança licitação de R$ 488 mil para reforma de escola em Campo Grande
A SED-MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato...24/09/2026
Rio do Sul abre licitação para reformar pista de bicicross
A Prefeitura de Rio do Sul abriu licitação para a ...24/09/2026
DNIT prevê licitação para terceiras faixas da BR-282 até novembro, com obras a partir de 2027
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...