O secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, convocou coletiva de imprensa, na manhã de ontem, para anunciar que no dia 17 de fevereiro serão abertos os envelopes contendo documentação de empresas interessadas na prestação de serviço de transporte de pacientes. Os deslocamentos para Porto Alegre, Santa Cruz do Sul (Oncologia), Cachoeira do Sul (Neurocirurgia), Faxinal do Soturno (Oftalmologia) e Monte Alverne (Otorrinolaringologia) sofreram redução nos últimos três meses da Administração anterior e os atuais gestores precisam seguir diminuindo despesas em razão da crise financeira.
Schwengber falou com a imprensa logo depois de participar de reunião com os motoristas da Saúde e com o prefeito Giovane Wickert, oportunidade na qual pediu a compreensão dos servidores para a necessidade de redução de horas extras, diárias e combustível. 'A situação é extremamente delicada e nós precisamos cortar na carne. Para isso, além do apoio dos funcionários, precisamos também do auxílio da comunidade', comentou. O secretário afirmou ainda que o setor administrativo da pasta e o responsável pelo serviço de transporte de pacientes, Everton Carlos Dias, estão trabalhando todos os dias no planejamento de consultas, exames e cirurgias, de modo que as datas dos procedimentos coincidam.
O que a Secretaria de Saúde projeta é levar mais pessoas em um mesmo dia para determinado lugar. De acordo com Ramon Schwengber, quando a atual gestão assumiu, tomou conhecimento de que os deslocamentos para Faxinal do Soturno, por exemplo, ocorriam em uma mádias de 15 vezes a cada mês. Esse número, anunciou ele, já foi reduzido para uma vez por semana até que nova radiografia da necessidade das viagens seja disponibilizada. 'Nossa intenção não é deixar ninguém desassistido em relação ao transporte, contudo as medidas precisam ser tomadas e seguiremos neste propósito', assegurou ele.
CIRURGIA PERDIDA - Ramon Schwengber e as auxiliares administrativas Beatriz Regina Vogel e Rosângela Ellert ainda destinaram tempo para esclarecer a situação que levou o auxiliar de produção Luis Alberto da Rosa Dias, de 32 anos, a perder uma cirurgia de vitrectomia que estava marcada para ontem, em Faxinal do Soturno. Segundo os representantes da Secretaria da Saúde, o paciente - cujo drama foi tema de reportagem na Folha do Mate, uma vez que ele foi informado que a Prefeitura não poderia garantir o transporte e também não conseguiu o valor para custear a viagem - teria demorado para atualizar um laudo de liberação do procedimento, emitido inicialmente em junho do ano passado. 'Ele acabou fazendo isso só no último dia 16 (segunda-feira). Até sexta-feira a informação era de que não havia transporte, mas ontem (quarta-feira) liberamos um carro para Faxinal. Fizemos contato e ele não foi encontrado', falou Beatriz.
FROTA - Atualmente, a Prefeitura de Venâncio Aires conta duas vans (de 15 e 20 lugares), 13 veículos e três ambulâncias - uma cedida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sete veículos estão parados por necessidade de reparos ou contenção de gastos. Momentaneamente, os deslocamentos para outras cidades ficam da seguinte maneira: Porto Alegre diariamente; Santa Cruz do Sul diariamente; Cachoeira do Sul três vezes por semana; Monte Alverne uma vez por semana; e Faxinal do Soturno uma vez por semana.
20/01/2017
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...