A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) abriu, nesta terça-feira (28), uma licitação para contratar a empresa que fará o afundamento de dois ferries na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Estudos do impacto ambiental também serão feitos pela mesma companhia.
O principal critério para as empresas participarem é serem especializadas em naufrágio controlado. Apenas uma delas será escolhida, e ficará responsável pela retirada de todas as peças, equipamentos e materiais poluentes das embarcações, para evitar danos ao meio ambiente.
A empresa também deverá identificar o melhor local para o afundamento, a partir de uma análise da biodiversidade na baía e liberação da Marinha. Esse tipo de afundamento propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat no mar.
A previsão é que, após o naufrágio controlado, as carcaças dos navios ganhem vida marinha, em um ano. Com isso, o afundamento se transforma também em atrativo para pesquisadores e o turismo de mergulho.
Ferry Agenor Gordilho foi afundado há cerca de 2 anos
Em novembro de 2020, o ferry-boat Agenor Gordilho foi afundado na Baía de Todos-os-Santos, para o turismo subaquático. O ponto de afundamento fica a exato 1,5 quilômetro da costa.
A embarcação tem 71 metros de cumprimento e 19 de altura e ia virar sucata depois de funcionar por cerca de cinco décadas de navegação, mas foi transformados em pontos de mergulhos e recifes artificiais.
Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.
28/02/2023
03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...04/03/2026
Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...03/03/2026
Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..
A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...