Secretaria de Turismo da Bahia abre licitação para contratar empresa que fará afundamento de ..


A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) abriu, nesta terça-feira (28), uma licitação para contratar a empresa que fará o afundamento de dois ferries na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Estudos do impacto ambiental também serão feitos pela mesma companhia.

O principal critério para as empresas participarem é serem especializadas em naufrágio controlado. Apenas uma delas será escolhida, e ficará responsável pela retirada de todas as peças, equipamentos e materiais poluentes das embarcações, para evitar danos ao meio ambiente.

A empresa também deverá identificar o melhor local para o afundamento, a partir de uma análise da biodiversidade na baía e liberação da Marinha. Esse tipo de afundamento propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat no mar.

A previsão é que, após o naufrágio controlado, as carcaças dos navios ganhem vida marinha, em um ano. Com isso, o afundamento se transforma também em atrativo para pesquisadores e o turismo de mergulho.

Ferry Agenor Gordilho foi afundado há cerca de 2 anos
Em novembro de 2020, o ferry-boat Agenor Gordilho foi afundado na Baía de Todos-os-Santos, para o turismo subaquático. O ponto de afundamento fica a exato 1,5 quilômetro da costa.

A embarcação tem 71 metros de cumprimento e 19 de altura e ia virar sucata depois de funcionar por cerca de cinco décadas de navegação, mas foi transformados em pontos de mergulhos e recifes artificiais.

Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.


28/02/2023

Fonte: G1 Bahia

 

Curso Licitações

14/09/2026

Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS

O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...

02/04/2026

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

Curso presencial foi idealizado para formar novos ...

16/10/2026

Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...

16/10/2026

Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado

O edital de licitação para a construção de uma nov...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧