A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação pode instalar refletores no Bosque Marechal Cândido Rondon, o Bosque Central de Londrina, para espantar os pombos. A Secretaria do Ambiente tenta a parceria para evitar a necessidade de uma licitação, o que traria lentidão à estratégia de afastamento das aves.
A repelência através da luz já é usada em Araraquara e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e a ideia foi testada em julho deste ano em Londrina. A secretária do Ambiente, Maria Sílvia Cebulski, informou que os técnicos avaliaram positivamente a tecnologia, por isso sua expansão.
Devem ser instalados cerca de dez pontos de luz nas laterais do Bosque Central, para que as pombas se mantenham na região central da vegetação, sem sujar as calçadas com fezes. Maria Sílvia informou na manhã desta segunda-feira (3) que aguarda uma resposta da Secretaria de Obras sobre o pedido.
"Eu encaminhei um relatório para a Secretaria de Obras enviando os pontos que devem ser instalados. Eles vão verificar se têm esses refletores em estoque para não precisar licitar", declarou. Segundo a secretaria, a alternativa da licitação ainda não foi aventada.
Há meses, uma comissão de técnicos foi formada para pensar em estratégias para conter a superpopulação de pombos, mas a única alternativa colocada em prática até então foi a repelência através da luz.
03/11/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...