A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação pode instalar refletores no Bosque Marechal Cândido Rondon, o Bosque Central de Londrina, para espantar os pombos. A Secretaria do Ambiente tenta a parceria para evitar a necessidade de uma licitação, o que traria lentidão à estratégia de afastamento das aves.
A repelência através da luz já é usada em Araraquara e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e a ideia foi testada em julho deste ano em Londrina. A secretária do Ambiente, Maria Sílvia Cebulski, informou que os técnicos avaliaram positivamente a tecnologia, por isso sua expansão.
Devem ser instalados cerca de dez pontos de luz nas laterais do Bosque Central, para que as pombas se mantenham na região central da vegetação, sem sujar as calçadas com fezes. Maria Sílvia informou na manhã desta segunda-feira (3) que aguarda uma resposta da Secretaria de Obras sobre o pedido.
"Eu encaminhei um relatório para a Secretaria de Obras enviando os pontos que devem ser instalados. Eles vão verificar se têm esses refletores em estoque para não precisar licitar", declarou. Segundo a secretaria, a alternativa da licitação ainda não foi aventada.
Há meses, uma comissão de técnicos foi formada para pensar em estratégias para conter a superpopulação de pombos, mas a única alternativa colocada em prática até então foi a repelência através da luz.
03/11/2014
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...