A Secretaria Municipal de Transportes vai implantar um novo modelo de contratação e gerenciamento de radares para fiscalização do trânsito. O objetivo é melhorar a eficiência a custos menores. Na última quarta-feira, venceram os contratos de fornecimento de radares do tipo fixo — os chamados pardais, com câmeras instaladas sobre colunas — e os destinados a lombadas. Em seis meses a secretaria vai lançar um edital para contratação, a partir desse novo modelo. Nesse período, os serviços serão mantidos por meio de contratos emergenciais.
Segundo o secretário de Transportes, haverá mudanças na remuneração às empresas. Hoje, elas recebem por multa aplicada, e passarão ser pagas por equipamento instalado. A intenção é que os radares sejam colocados em áreas de real importância para a segurança dos motoristas e pedestres. Hoje, como recebem por multas efetuadas, as empresas colocam os aparelhos em ruas com grande fluxo de veículos, não necessariamente as que ofereçam perigo, e deixam desguarnecidas as redondezas de escolas e curvas em finais de descida, onde há abuso de velocidade.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá determinar em que pontos os equipamentos deverão ser instalados. O número de equipamentos subirá consideravelmente. No caso dos fixos, a quantidade de câmeras crescerá de 40 para 101, e as bases de suporte irão de 101 para 300.
Outra novidade é a instalação, em todas as câmeras, do dispositivo OCR (optical character recognition, ou reconhecimento ótico de caracteres), que permite a leitura ótica das placas, fornecendo todas as características do veículo infrator. Hoje já há um equipamento desse tipo funcionando experimentalmente na Marginal do Pinheiros. Pela primeira vez em muitos anos, haverá uma licitação para escolha de novas empresas, já que os contratos vinham sendo renovados em gestões anteriores.
05/07/2005
21/05/2025
Governo afirma que licitação para construção de nova escola em Rondonópolis terá início nos próx..
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia...21/05/2025
Lançada licitação para implantação da galeria na Avenida Caetano Bellincanta Neto
A Prefeitura de Campos Novos lançou a licitação, n...21/05/2025
Edital da concorrência prevê investimento máximo de R$ 318 mil
A Prefeitura de Rio Pardo dá, no final deste mês, ...21/05/2025
Licitação de R$ 357 mil para EPIs é anunciada pela Transitar
A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Ci...