Secretaria abrirá licitação para o gerenciamento de radares


A Secretaria Municipal de Transportes vai implantar um novo modelo de contratação e gerenciamento de radares para fiscalização do trânsito. O objetivo é melhorar a eficiência a custos menores. Na última quarta-feira, venceram os contratos de fornecimento de radares do tipo fixo — os chamados pardais, com câmeras instaladas sobre colunas — e os destinados a lombadas. Em seis meses a secretaria vai lançar um edital para contratação, a partir desse novo modelo. Nesse período, os serviços serão mantidos por meio de contratos emergenciais.
Segundo o secretário de Transportes, haverá mudanças na remuneração às empresas. Hoje, elas recebem por multa aplicada, e passarão ser pagas por equipamento instalado. A intenção é que os radares sejam colocados em áreas de real importância para a segurança dos motoristas e pedestres. Hoje, como recebem por multas efetuadas, as empresas colocam os aparelhos em ruas com grande fluxo de veículos, não necessariamente as que ofereçam perigo, e deixam desguarnecidas as redondezas de escolas e curvas em finais de descida, onde há abuso de velocidade.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá determinar em que pontos os equipamentos deverão ser instalados. O número de equipamentos subirá consideravelmente. No caso dos fixos, a quantidade de câmeras crescerá de 40 para 101, e as bases de suporte irão de 101 para 300.
Outra novidade é a instalação, em todas as câmeras, do dispositivo OCR (optical character recognition, ou reconhecimento ótico de caracteres), que permite a leitura ótica das placas, fornecendo todas as características do veículo infrator. Hoje já há um equipamento desse tipo funcionando experimentalmente na Marginal do Pinheiros. Pela primeira vez em muitos anos, haverá uma licitação para escolha de novas empresas, já que os contratos vinham sendo renovados em gestões anteriores.


05/07/2005

Fonte: Webtranspo

 

Avisos Licitações

15/04/2024

CPTM abre nova licitação para manutenção de nove trens da série 9000

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano...

15/04/2024

Sorriso: prefeito diz que 5ª licitação é preparada e policlínica deve ser hospital

O prefeito Ari Lafin (PSDB) anunciou, hoje, que a ...

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita