Sebrae vai cadastrar pequenas empresas no Sicaf


A partir de 2011, o Sebrae realizará o cadastramento de micro e pequenas empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Governo Federal. Esse cadastramento está previsto em convênio da instituição com o Ministério o Planejamento, Orçamento e Gestão para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Equipes do Sebrae começarão a ser capacitadas com este objetivo.
"A entrada do Sebrae nesse processo amplia as possibilidades dos pequenos negócios participarem das compras públicas, porque a instituição tem interesse no seu crescimento, trabalha diretamente com essas empresas e conta com mais de 800 pontos de atendimento em todo o País", avalia o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick. Só participam dos processos licitatórios do governo federal as empresas cadastradas no Sicaf. "Quem entra no Sistema é informado das licitações até por e-mail", lembra o gerente, que participa em Curitiba de palestras no III Fomenta - Encontro Nacional de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.

Oportunidade
O Fomenta é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para ampliar o acesso dos pequenos negócios nas compras públicas, um mercado que movimenta cerca de R$ 400 bilhões ao ano.
Para Bruno Quick, trata-se de oportunidade para os empresários ampliarem suas informações e fazerem valer os benefícios que têm no acesso às compras governamentais garantidos pelo capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).
"O que legitima esses benefícios é exatamente o uso deles pelos empresários", lembra o gerente, destacando a importância dos debates para os empresários legitimarem as vitórias alcançadas e garantirem novas conquistas. Isso, entende, é fundamental principalmente em virtude das mudanças nas administrações públicas que ocorrem a partir de janeiro, quando assumem os novos governadores e a nova presidente do País, além de novos representantes nos poderes legislativos.
"Os micro e pequenos negócios têm um reconhecimento muito grande sobre o seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do País. E as janelas de oportunidades tendem a se abrir", afirma Quick.


24/11/2010

Fonte: Administradores - O Portal da Administração

 

Curso Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧