A companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) estará recebendo até as 14h do dia 29 deste mês os envelopes com as propostas para construção da rede de gás natural de Lages. A obra é o primeiro projeto de rede isolada de gás natural de Santa Catarina, que hoje conta apenas com o gás veicular. Com essa iniciativa é possível antecipar o atendimento do gás natural à região, além de estimular a demanda pelo combustível para impulsionar a chegada da rede de gasodutos à cidade. O Projeto Serra, que vai estender a malha de gasodutos até o município, está na quarta de suas seis fases e só tem previsão de conclusão a partir de 2020. Diante desse cenário a construção de uma rede isolada apresentou-se como uma medida eficiente, graças à Resolução Nº075 da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) que permitiu a criação de projetos estruturantes para redes locais de distribuição de gás natural em Santa Catarina.
A rede isolada é um trecho de gasodutos desconectado da rede principal, que pode ser abastecido por veículos que transportam o gás da rede principal até o local. As opções para esse transporte rodoviário vão ser estudadas pela SCGÁS, para definir o modelo de maior viabilidade econômica. Os dois modelos básicos envolvem o uso de GNC (gás natural comprimido), a mesma tecnologia usada hoje para o fornecimento de GNV aos postos de combustível localizados fora da rede, ou GNL (gás natural liquefeito).
O início do abastecimento de gás natural em escala industrial é visto por lideranças empresariais como uma oportunidade para impulsionar o progresso da região e do estado. Um exemplo disso é o fato de que a ACIL (Associação Empresarial de Lages) e a FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) entraram em contato com o Governo do estado pedindo a garantia do projeto de atendimento a cidade. O presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, cita no pedido a importância do “potencial de atender 250 indústrias da região” do Projeto Serra, argumentando em defesa de “um contínuo e sustentável crescimento econômico” e da “interiorização das oportunidades de crescimento e desenvolvimento”.
O edital para quem deseja participar da licitação pode ser encontrado no site da SCGÁS: http://www.scgas.com.br/edital/index/idse/369.
04/05/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...