SC adia transferência de conta-salário


Florianópolis - O governo do Estado de Santa Catarina voltou atrás na primeira tentativa de reforçar o caixa com R$ 300 milhões através da licitação da conta salário dos servidores públicos estaduais, administrada atualmente pelo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). Há três semanas, a Companhia de Águas e Saneamento (Casan) lançou um edital de licitação para negociar a conta da estatal com outros bancos, mas o processo foi adiado por 30 dias na última quinta-feira, depois de divergências entre governos estadual e federal.
O secretário estadual da Fazenda, Max Bornholdt, disse que este é "um gesto de boa vontade" condição sugerida pelo próprio governo federal para voltar a negociar os pleitos de Santa Catarina. "A decisão foi política", afirmou Bornholdt.
Segundo ele, o governo estadual quer continuar o diálogo com a União. "Não é porque temos uma posição antagônica que não podemos continuar conversando". Para o presidente da Casan, Walmor de Luca, a medida é uma prova de boa vontade do governo de Santa Catarina para que as negociações sejam aprofundadas numa série de pleitos. "O governo Federal entendeu que o pleito era uma atitude hostil de Santa Catarina para com o Besc". Segundo Walmor de Luca, a Casan não encontra reciprocidade no Besc. "Em nenhuma circunstância o banco socorreu a empresa." afirma.
Na reunião com o Ministério da Fazenda, ocorrida na última quarta-feira, o secretário executivo Bernardo Appy, disse ao governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e a Bornholdt que o governo Federal poderia examinar o pleito do Besc e o da venda dos títulos federais do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Ipesc) - avaliados em R$ 1 bilhão - com "maior empenho" se o governo catarinense desse um gesto de boa vontade, como suspender o edital da Casan.
"Temos um relacionamento bom com o Ministério da Fazenda e com a Secretaria do Tesouro e com o próprio Besc, embora diversos pleitos apresentados pelo governador licenciado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) não foram atendidos e sequer respondidos", disse Bornholdt. Segundo ele, o governo passou os últimos três anos sem o auxílio da União, mas isso não significa que não poderá ser atendido nos próximos meses.


24/04/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...

24/04/2024

Edital de licitação para duplicação da BR 381 próximo a BH será publicado nesta quinta (25)

O Ministério dos Transportes vai lançar nesta quin...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita