A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará esta semana vários processos de dispensa de licitação para aquisição de medicamentos de forma emergencial para reposição de estoque da Farmácia de Alto Custo, Judicial e para atendimento da portaria 172/2010 do Governo do Estado.
São medicamentos que durante, o processo de aquisição por registro de preço, não tiveram oferta de venda pelos fornecedores ao Governo do Estado, prejudicando assim o processo licitatório. Para que o estoque seja mantido até a realização de uma nova licitação, a SES está realizando as compras emergenciais.
Um exemplo é a compra dos medicamentos para tratamento e prevenção da osteoporose, raloxifeno 60 mg e teriparatida 250 MCG/ML injetável 3 ml, no valor de R$ 949.139,32. Serão adquiridos 32 mil comprimidos de raloxifeno e 500 frascos de teriparatida. O contrato de aquisição emergencial tem validade de seis meses. Os demais processos ainda estão em fase de cotação de preços.
Os medicamentos foram cotados diretamente com o fabricante, que apresentou carta de exclusividade para o fornecimento dos remédios. Além disso, também se levou em conta os valores colocados pela Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED/Anvisa), que regula o preço máximo de medicamentos vendidos aos governos.
Para a realização de uma aquisição emergencial por dispensa de licitação, o Governo do Estado segue as diretrizes da Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, e prevê no seu artigo 24, inciso IV, que este tipo de compra só poderá ser feita em caso de emergência e/ou de calamidade pública, caracterizando urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança das pessoas.
O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é elevar o estoque da Farmácia de Alto Custo alcançando o patamar de 75% do total do seu estoque até o final deste mês. Atualmente, o estoque da Farmácia está em 56%.
16/06/2015
04/06/2026
Estado publica licitação que garante obra histórica de abastecimento em Distrito de Serra Branca
O sonho de centenas de moradores do Distrito das S...04/06/2026
Prefeitura dá início ao processo de reforma e ampliação da UBS Guanabara
Uma antiga reivindicação dos moradores da região d...03/06/2026
Campo Bom anuncia investimentos e avanços ambientais na Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Campo Bom realizou, na quarta-feir...03/06/2026
Altamira abre licitação para manutenção do parque de iluminação pública
A Prefeitura Municipal de Altamira, no Pará, por m...