Saúde anuncia compra de 5 aparelhos e laboratório


A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto anunciou na tarde desta segunda-feira, 27, que vai disparar licitação para compra de equipamentos de tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultrassom, colonoscopia, medicina nuclear, além de instalar laboratório próprio de patologia clínica (analise clínica). O custo total deve ficar em torno de R$ 7 milhões, que segundo a pasta estão no orçamento. Segundo Aldenis Borim, assessor especial da Secretaria, os aparelhos foram escolhidos com base na prioridade.

“Foi feito muito estudo. Levantamos demanda reprimida, capacidade técnica, prestador”, afirma. Os aparelhos ficarão no Complexo Pró Saúde e no Centro da Mulher. O laboratório funcionará em uma área do Complexo Pró Saúde já destinada a esse tipo de instalação e que passará por adaptações. “A gente pretende que pelo menos 80% a 90% da demanda do município seja feita por lá”, diz Aldenis.

O objetivo é acabar com a demanda reprimida por exames do município. Neste mês a Saúde anunciou que há 49.004 consultas e exames aguardando na fila, e que fará um mutirão a partir de abril para realizar 44.722 deles. Pelo menos quatro dos dez exames com o maior número de pacientes esperando estão contemplados pelos aparelhos: ultrassom, colonoscopia, ressonância e tomografia.

Outro ponto seria diminuir a quantidade de serviços feitos pelos terceirizados, evitando assim impasses como o que ocorre com o Ielar. “A gente acredita que deve usar o parceiro para aquilo que não tem capacidade de realizar. O diagnóstico é uma coisa que não dispensa tanto dinheiro, tem mais rapidez”, fala o assessor especial.

A expectativa é que os aparelhos estejam em operação somente no final do ano. São de quatro a seis meses para a licitação ser concluída, mais o período de instalação. “A proposta de abertura de licitação será encaminhada ao setor responsável, para elaboração dos editais pertinentes”, disse a Secretaria de Saúde em nota. Será realizado um processo para cada aparelho.

Mutirão
A Saúde ainda não informou quando terá início o mutirão para diminuir a demanda reprimida atual, mas disse que pretende anunciar a data no início do próximo mês. “Está em elaboração técnica. Em abril a gente começa. Não podemos precisar data porque depende de muita coisa”, diz Aldenis. Serão necessários de quatro a cinco meses para realização dos 44.722 consultas e exames.


28/03/2017

Fonte: Diário da Região

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita