O presidente da França, Nicolas Sarkozy, desembarcou neste domingo em Brasília para uma visita de menos de 24 horas que tem como foco principal as negociações para a compra, pelo Brasil, de submarinos, helicópteros e aviões caça militares franceses. Em uma rápida cerimônia, Sarkozy foi recepcionado na Base Aérea de Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os dois chefes de Estado ouviram os hinos nacionais do Brasil e da França, além de passarem em revista as tropas do Batalhão da Guarda Presidencial. Sarkozy desembarcou acompanhado de sua comitiva formada por empresários franceses e parte de sua equipe de governo --o que inclui os ministros de Negócios Estrangeiros, Cultura e Comunicação, Defesa, Economia e Comércio Exterior, entre outros.
A primeira-dama francesa, Carla Bruni, não acompanha o presidente na viagem ao Brasil. Sarkozy é o convidado de honra do governo brasileiro para assistir ao desfile militar de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios.
Em entrevista conjunta ao canal de televisão TV5, à Rádio Francia Internacional e ao jornal "Le Monde", que foi exibida neste domingo, o presidente Lula confirmou que as negociações para a compra de 36 aviões caça franceses Rafale estão "muito avançadas".
Na quarta-feira, em entrevista, o presidente Lula deu a entender a preferência pelo avião francês em relação aos concorrentes sueco e americano, em especial pela transferência de tecnologia aceita por Paris. "O que posso dizer é que nossas discussões estão muito avançadas e penso que chegaremos a bom termo com a França", afirmou.
"Todo mundo sabe que uma das exigências do Brasil é ter acesso à tecnologia", afirmou Lula. "Não podemos comprar um avião caça sem possuir a tecnologia e é justamente porque pensamos em produzir uma parte deste avião no Brasil. Temos uma importante empresa que é capaz de fazê-lo".
O governo brasileiro deve anunciar a decisão final em outubro. O avião Rafale, da empresa francesa Dassault, compete em uma acirrada licitação com o Gripen da sueca Saab e o F/A18 Super Hornet da americana Boeing por um contrato de quatro bilhões de dólares, que envolve a compra pelo Brasil de 36 aeronaves.
Para convencer o Brasil, a França aceitou em sua oferta uma transferência tecnológica considerada sem precedentes por Paris e conta ainda que a relação especial entre os dois chefes de Estado leve o Brasil a optar pelo modelo francês. Até o momento, a fabricante Dassault não conseguiu vender o caça multifunção fora da França.
Durante a visita ao Brasil, Sarkozy e Lula assinarão um acordo militar que prevê a compra de submarinos e helicópteros num total de 8,5 bilhões de euros. Provavelmente o valor será maior com a compra de caças franceses. Segundo reportagem da Folha publicada neste domingo, será o maior e mais importante acordo militar da história recente do Brasil.
O acordo mais importante dos que serão assinados durante a visita do presidente francês se refere à construção conjunta de um submarino de propulsão nuclear e outros quatro convencionais do modelo francês Scorpene, assim como do estaleiro onde serão fabricados os navios e de uma base naval de apoio.
O convênio também inclui 50 helicópteros de transporte franceses EC-725 para as Forças Armadas brasileiras, que serão fornecidos entre 2010 e 2016 por um consórcio formado pela brasileira Helibras e pela europeia Eurocopter, filial do grupo europeu EADS.
Agenda
Sarkozy terá esta noite um jantar privado com o presidente Lula no Palácio da Alvorada. Amanhã, a partir das 9h, o presidente francês assiste ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios.
Ao final das comemorações, Lula e Sarkozy se reunirão no Palácio da Alvorada, onde o presidente francês receberá a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul no grau Grande Colar, a mais alta condecoração do Estado brasileiro.
Após a homenagem, os dois presidentes terão um encontro particular e, depois, deverão assinar acordos bilaterais nas áreas de defesa, cooperação policial, imigração, transportes, agricultura e tecnologia, entre outras.
Após uma entrevista coletiva e um almoço com Lula, Sarkozy retorna a Paris ainda na segunda-feira.
07/09/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...