SAP distribui edital para penitenciárias


Presidente Alves – Mesmo com uma liminar suspendendo as negociações para a construção de duas penitenciárias compactas em Presidente Alves (56 quilômetros de Bauru), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SAP) está disponibilizando o edital da obra para concorrência pública. O aviso sobre o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira passada. Segundo o comunicado, desde segunda-feira, o edital encontra-se disponível na íntegra para consulta das empresas interessadas em participar da licitação.
A publicação pegou de surpresa os autores da ação popular que pede a suspensão do projeto de construção dos presídios. Eles entendem que a SAP está ignorando uma decisão judicial.
Diante desse fato novo, os autores revelaram que irão pedir a inclusão da SAP como ré na ação popular. Fazem parte da lista, a prefeita Sandra Sclauzer (PT), o vice Benedito Donizete da Silva, oito vereadores e outras 12 pessoas que de alguma forma tiveram participação ou se omitiram no processo inicial de implantação das penitenciárias. Segundo os autores, existem indícios de que os réus causaram prejuízo aos cofres públicos.
A ação foi protocolada no dia 22 de dezembro do ano passado. Seis dias depois, a juíza Jane Carrasco Alves Floriano, da comarca de Pirajuí, concedeu liminar determinando a suspensão dos atos que pudessem levar à formalização de negócio de compra e venda - ou doação - de imóveis destinados à construção das penitenciárias. Um agravo de instrumento tenta anular a decisão da Justiça, mas até ontem o recurso ainda não havia sido julgado.
As penitenciárias compactas de Presidente Alves estão orçadas em R$ 41 milhões. Juntas, elas teriam capacidade para receber cerca de 1.400 presos. A cidade inteira tem pouco mais de 4 mil habitantes.
Uma consulta popular realizada em julho último apontou um suposto apoio dos moradores para a construção dos presídios na cidade. Dos 803 moradores que opinaram, 566 foram favoráveis. Em seguida, um grupo de moradores coletou 1.012 assinaturas de pessoas contrárias à penitenciária. O abaixo-assinado foi protocolado no dia 25 de novembro, no 12.º Tabelionato de Notas, em São Paulo.


23/02/2006

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita