São José abre licitação para construir escola no Pinheirinho dos Palmares


A Prefeitura de São José dos Campos abriu licitação nesta terça-feira (5) para construção de uma escola no bairro Pinheirinho dos Palmares. Atualmente, os alunos do conjunto habitacional têm aulas em conteineres alugados pela administração e improvisados até a construção de um imóvel de alvenaria.

O investimento da prefeitura na construção da nova escola deve ser de R$ 14,8 milhões, conforme o edital. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 17 de outubro. A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora terá um ano e meio para concluir as obras.

A escola terá 3,5 mil metros quadrados e será construída em um terreno de 16 mil metros quadrados na Avenida João Castelli, em área vizinha à creche que está sendo construída no bairro.

O projeto prevê a construção de 15 salas de aula, três laboratórios, sala de leitura, refeitório, quadra poliesportiva coberta e estrutura administrativa, com diretoria, secretaria e espaço para os professores.

Segundo a prefeitura, a previsão é que a escola tenha estrutura para atender crianças de toda região sul, abrangendo bairros como Pernambucana, Vila Adriana e Emha. A prefeitura não informou quantas vagas terão na escola.

Escola de "lata"
Enquanto a escola não fica pronta, cerca de 900 alunos do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares estudam em uma ‘escola de lata’, sem biblioteca ou laboratórios.

As salas atendem os alunos, agrupados em turmas de 35 pessoas, e o setor administrativo. As aulas são no modelo tradicional, à base de lousa e papel. Os computadores e lousas interativas disponíveis para outras escolas da rede não chegaram lá, segundo os professores.

Foram investidos R$ 558 mil nas 15 salas de aula em contêineres, que atendem em média 35 alunos e são climatizadas com ar-condicionado.

O contrato com a empresa que loca a estrutura encerra em abril de 2018. A promessa era de que a instalação seria uma medida provisória, até a construção de uma unidade de alvenaria.

A escola atende os alunos do conjunto criado para receber os moradores retirados da área do antigo Pinheirinho, desocupada em 2012. Os moradores receberam as chaves os imóveis no final de dezembro.


05/09/2017

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita