São Bernardo do Campo prorroga licitação para elaboração de estudos e projetos de mobilidade...


A prefeitura de São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, prorrogou para o dia 13 de fevereiro a licitação para a contratação de serviços especializados de engenharia para a elaboração de estudos e projetos de mobilidade urbana na região central da cidade.

Os estudos e projetos deverão considerar a aplicação de conceitos inovadores de mobilidade urbana, tais como os de “Ruas Completas”, “Segurança Viária” e DOT’s (Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte) como melhorias potenciais a serem implementadas nas áreas selecionadas.

Segundo o Termo de Referência que norteia o Edital, as intervenções físicas e operacionais deverão ter o condão de melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade nos locais objeto de estudo.

Deverão ser “intervenções de caráter de requalificação local, de segurança viária com ênfase aos usuários do transporte coletivo, ou mesmo de caráter urbanístico, paisagístico e outras afins que possam melhorar a mobilidade local e a integração da via com o seu entorno”.

A ideia é que o projeto possa depois ser escalado, ou seja, aplicado em outros outros locais com características semelhantes, “buscando uma ocupação mais democrática e a consequente valorização do espaço público, acompanhada da melhoria nas condições de segurança de seus usuários (moradores, comerciantes locais, pedestres, usuários do transporte coletivo e motoristas, entre outros)”.

VIAS OBJETO DOS ESTUDOS E PROJETOS:

Em função de suas características físicas e funcionais, assim como de sua relevância para o município, foram selecionadas as seguintes vias e trechos:

– Rua Marechal Deodoro (desde a Av. Rotary até a Av. Brig. Faria Lima): extensão aproximada de 2,6 km.

– Av. Prestes Maia, nos trechos compreendidos entre os cruzamentos com a R. João Pessoa (inclusive) e a Av. Brig. Faria Lima (trecho existente de aproximadamente 500 m) e entre a Av. Brig. Faria Lima e a R. Jurubatuba (trecho em execução com cerca de 150 m de extensão, conforme Projeto Executivo do Corredor Leste-Oeste).

“A Rua Marechal Deodoro, cuja diretriz se desenvolve paralelamente à Av. Faria Lima, constitui um dos mais importantes eixos comerciais e de serviços da área central da cidade, atraindo grande quantidade de pedestres e de veículos. O cruzamento desta rua com a Av. Prestes Maia dar se á nas proximidades da futura interseção entre os corredores de ônibus Faria Lima e Leste-Oeste, importantes eixos estruturais de transporte coletivo do Município. A implantação do Corredor Leste-Oeste na diretriz da Av. Prestes Maia permitirá, no âmbito dos estudos e projetos ora contratados, analisar a proposição de diferentes medidas de segurança viária associadas a corredores segredados de transporte público no segmento selecionado objeto de estudo.”

Sobre os projetos de corredores, leia a matéria publicada no Diário do Transporte em 6 de dezembro de 2019: De 12 corredores prometidos para SBC, quatro estão em projeto e seis em execução, segundo a Prefeitura

PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA URBANA, O PROINFRA/CAF:

A licitação se dá no âmbito do Programa de Infraestrutura Urbana, o PROINFRA/CAF, financiado parcialmente com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF. O Contrato de Empréstimo foi assinado em 05 de outubro de 2017.

O objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento e integração econômica e social do município, “mediante melhoria da infraestrutura urbana instalada através da implementação de obras viárias, de mobilidade urbana e de drenagem, acompanhadas de medidas de mitigação e/ou compensação de impactos ambientais e ações de desenvolvimento social”.

O PROINFRA/CAF é constituído por quatro Componentes:

(1) Obras Viárias e Mobilidade Urbana.

(2) Obras de Drenagem.

(3) Ações Ambientais e Sociais.

(4) Gestão do Programa.


25/01/2020

Fonte: Diário do Transporte

 

Curso Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita