Santos vai licitar novo terminal


Uma das últimas áreas nobres remanescentes do porto de Santos, próximas à área velha do centro da cidade, vai ser licitada pela Codesp, com probabilidade de se transformar em novo terminal exportador de açúcar. A área, com cerca de 14 mil m² tem a vantagem de oferecer ao arrendatário uma faixa de cais de cerca de 420 metros de comprimento. A estatal portuária publicou edital para contratação de empresa que preparará a documentação do arrendamento, conforme resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Ataq).
"Queremos fazer essa licitação até meados deste ano, em razão da forte demanda de áreas no porto", garante Fabrízio Pierdomenico, diretor comercial da Codesp. Conforme o executivo, a empresa contratada fará o diagnóstico da potencialidade da área, cuja disputa maior está entre as operadoras de açúcar. Em 2004, Santos embarcou 10,8 milhões de toneladas de açúcar, aumento de 30% sobre 2003.
O fator determinante da abertura do processo de licitação da área foi dado pela Locasantos Operadora Portuária, que fez o pedido formal à Codesp. A empresa T-Grão Cargo do Grupo Multicargo, é arrendatária das antigas instalações para importação de trigo do porto. "O Brasil está crescendo uma Cuba por ano na produção de açúcar e o porto de Santos carece de terminais públicos para os embarques do produto", sustenta Virgílio Gonçalves Pina Filho, presidente do grupo. Atuam no porto, no embarque de açúcar em sacos e a granel, com terminais arrendados, a Cosan, Cargill, Copersucar e a ADM.
Se assumir o controle da área, a Locasantos pretende investir o equivalente a US$ 4 milhões a fim de prepará-la para o embarque de açúcar em sacos, trazidos por caminhões e vagões ferroviários.


17/03/2005

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...

14/04/2024

Prefeitura abre licitação para reforma e ampliação do IML

A CML (Comissão Municipal de Licitações) da Prefei...

14/04/2024

Jerônimo lança licitações para pacote de modernizações de colégios estaduais

O governador Jerônimo Rodrigues lança, nesta segun...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita