Santos vai licitar novo terminal


Uma das últimas áreas nobres remanescentes do porto de Santos, próximas à área velha do centro da cidade, vai ser licitada pela Codesp, com probabilidade de se transformar em novo terminal exportador de açúcar. A área, com cerca de 14 mil m² tem a vantagem de oferecer ao arrendatário uma faixa de cais de cerca de 420 metros de comprimento. A estatal portuária publicou edital para contratação de empresa que preparará a documentação do arrendamento, conforme resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Ataq).
"Queremos fazer essa licitação até meados deste ano, em razão da forte demanda de áreas no porto", garante Fabrízio Pierdomenico, diretor comercial da Codesp. Conforme o executivo, a empresa contratada fará o diagnóstico da potencialidade da área, cuja disputa maior está entre as operadoras de açúcar. Em 2004, Santos embarcou 10,8 milhões de toneladas de açúcar, aumento de 30% sobre 2003.
O fator determinante da abertura do processo de licitação da área foi dado pela Locasantos Operadora Portuária, que fez o pedido formal à Codesp. A empresa T-Grão Cargo do Grupo Multicargo, é arrendatária das antigas instalações para importação de trigo do porto. "O Brasil está crescendo uma Cuba por ano na produção de açúcar e o porto de Santos carece de terminais públicos para os embarques do produto", sustenta Virgílio Gonçalves Pina Filho, presidente do grupo. Atuam no porto, no embarque de açúcar em sacos e a granel, com terminais arrendados, a Cosan, Cargill, Copersucar e a ADM.
Se assumir o controle da área, a Locasantos pretende investir o equivalente a US$ 4 milhões a fim de prepará-la para o embarque de açúcar em sacos, trazidos por caminhões e vagões ferroviários.


17/03/2005

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

19/06/2024

Licitação marcada: Município vai construir mais 32 pontos de ônibus

A prefeitura de Rondonópolis quer construir mais 3...

18/06/2024

Alep abre licitação de R$ 38 milhões para contratar agência de publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abriu na...

18/06/2024

Prefeitura de Rio Preto abre licitação para compra de iluminação natalina

A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação para a c...

18/06/2024

Prefeitura abre licitação para ampliar monitoramento por câmeras inteligentes em Votuporanga

A Prefeitura de Votuporanga abriu um processo de l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita