A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pretende iniciar ainda neste ano a construção da Barragem do Miringuava para reforçar o atendimento da população de Curitiba e Região Metropolitana. O edital para contratação da fase 1 das obras foi publicado nesta sexta-feira (22) e prevê investimento de até R$ 37 milhões.
Localizada em São José dos Pinhais, a nova barragem terá capacidade de armazenamento de 38 bilhões de litros de água. Em meados de 2017, quando ficar pronta, garantirá a demanda do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (Saic) para os próximos 15 anos.
“Por determinação do governador Beto Richa, desde os primeiros dias de gestão a Sanepar passou a investir fortemente também no planejamento. Contratou o Plano Diretor para o Saic, estudo que tem um horizonte de 30 anos e que apontou a necessidade de aumentar a produção de água para esta região”, explicar o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche.
“Os projetos para a Barragem do Rio Miringuava foram acelerados e os recursos foram equacionados através de financiamentos. Esta obra garantirá a tranquilidade da população com o abastecimento de água tratada com a qualidade Sanepar”, diz ele.
A bacia hidrográfica do Rio Miringuava já é utilizada como manancial de abastecimento público há mais de 30 anos, com a captação de água direta do rio. Atualmente, o sistema Miringuava, incluindo a Estação de Tratamento de Água, vem tratando menos de mil litros de água por segundo. Com a conclusão da barragem, o sistema terá dobrada a capacidade, passando a tratar dois mil litros por segundo.
PLANO DIRETOR – A barragem do Rio Miringuava faz parte do Plano Diretor SAIC – Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana, atualizado em 2013, após amplo estudo iniciado em 2011.
Neste plano, que inclui outras ações, foram definidas as fontes de suprimento de água para o atendimento das necessidades da população até o ano de 2040.
A obra do Miringuava vai reforçar a disponibilidade de água para abastecimento principalmente da população do Sul da RMC, que compreende os municípios de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.
A barragem também trará benefícios às atividades agrícolas desenvolvidas na bacia, garantindo a redução das áreas de alagamento das margens dos rios Miringuava e Iguaçu em épocas de cheias.
BARRAGEM – O lago da Barragem do Miringuava ocupará uma área com 431 hectares. Com a Área de Preservação Permanente, chega a 950 hectares.
Para causar o menor impacto possível ao realizar o empreendimento, a Sanepar fará programas ambientais. Alguns projetos são pioneiros no Brasil, entre eles o pagamento por serviços ambientais – PSA, uma forma de incentivo a práticas de uso do solo que não prejudiquem a área de manancial.
A fase 1, prevista no edital publicado nesta sexta-feira, contempla a construção do maciço da barragem. Outras intervenções serão licitadas na sequência.
22/05/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...