Saiba quais os próximos passos para a construção da ETA Cristalina


O diretor-presidente do Samae, Dejair Machado, estima que até o fim de janeiro devem ser iniciadas obras de acesso ao local no qual será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina.

O consórcio MPB/OSM/Inova Brasil deverá entregar ao Samae de Brusque, até este sábado, 14, projetos completos da construção, além do projeto de terraplanagem do local. De acordo com Machado, há um prazo estimado de três meses para a análise, para que a ideia possa ter prosseguimento.

Antes que o processo de licitação para a construção seja aberto, é necessária a terraplanagem do terreno, com estudos sobre acesso, medidas, quantidade de equipamentos necessárias e outras questões técnicas. Os trabalhos de terraplanagem devem levar pelo menos seis meses. “E a partir daí, então, é que será feita a licitação para a construção, efetivamente, da estação”, comenta Machado.

“Até o final de fevereiro já teremos a avaliação do projeto, para que comece a ser feita a licitação”, completa.

A obra é vista pela prefeitura como a solução para o problema de abastecimento no município pelos próximos 30 anos. Localizada a 130 metros de altitude, a ETA produzirá 400 litros de água por segundo e está prevista para abastecer boa parte da cidade.

O contrato da Prefeitura de Brusque com o Consórcio MPB/OSM/Inova Brasil para a elaboração do projeto executivo da ETA foi assinado em 14 de dezembro de 2018. As empresas tiveram um ano para entregar o que foi requisitado. Na época, a expectativa é do então diretor-presidente do Samae, Roberto Bolognini, era de que o prazo fosse reduzido.

No planejamento do Samae feito em 2018, o primeiro módulo da ETA Cristalina será entregue em 2021, com capacidade de tratamento de 200 litros de água por segundo, garantindo o abastecimento de Brusque até 2028.

Seguindo os planos, o módulo 1 seria finalizado quando o módulo 2 estiver 30% concluído. Com a estação produzindo 400 litros de água por segundo, a estimativa é de que o abastecimento de Brusque não tenha problemas até 2050.



13/12/2019

Fonte: O Município

 

Avisos Licitações

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...

22/04/2024

Prefeitura do Recife abre licitação para construir primeiro “Arrecifes da Cidadania”

A Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial,...

22/04/2024

Município de Tibagi abre licitação para aquisição de kits de material escolar

O município de Tibagi anunciou a abertura de licit...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita