Sai licitação para levar zôo ao horto


Limeira (SP) - caminha para ter um novo zoológico. A largada para o projeto foi dada. Saiu ontem no Diário Oficial do Município um edital para contratação da empresa que fará o zoológico em uma nova área, ou seja, no Horto Florestal. O projeto está orçado em R$ 3 milhões. "Atenderemos todas as exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)", comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Richard Drago.
Recintos maiores e maternidade são algumas das determinações da instrução normativa 04/02. "O funcionamento ficará mais simplificado. Teremos maternidade em todos os recintos, bem como o cambeamento do animal será feito de acordo com o que pede o Ibama", diz o secretário. Antes da elaboração do projeto, ele visitou o zôo de São Paulo. O foco do Ibama não é apenas a visitação pública, mas também a educação ambiental e a reprodução dos animais.
No novo zoológico, os animais terão melhores condições, uma vez que o espaço será maior. "Vamos para uma área quase duas vezes maior", conta. Desde que foi construído, em 1968, o atual zoológico no Jardim Mercedes nunca passou por reformas significativas. Foram feitas no local pequenas alterações. Prestes a completar 40 anos, o zôo poderá receber mais animais. Atualmente, são 250, divididos em 55 espécies.
"Em novas instalações, poderemos receber novos animais. Eles podem vir de outros zoológicos ou de apreensões. O nosso zôo ficará mais atrativo", observa Richard. Já a atual área deverá ser transformada num parque urbano. A expectativa é que o novo zôo fique pronto ainda no primeiro semestre de 2008, mas o secretário prefere não citar prazos. Ele teme alterações no cronograma. "Depois da obra pronta, o Ibama ainda precisa dar aval para iniciarmos o funcionamento".
BARULHO
De acordo com o secretário, o projeto contempla lanchonetes, sanitários e brinquedos para as crianças. E mais. Os recintos serão construídos em meio às árvores. "É uma forma de preservá-las e também de deixar o local como ele é. O piso será de terra mesmo".
Os animais, segundo ele, não serão incomodados pelo barulho. "Temos uma avaliação do Ibama que aprovou o espaço. Em São Paulo, o zoológico fica perto do aeroporto e os animais convivem com o barulho dos aviões o tempo todo", compara Richard. O barulho, segundo especialistas, pode deixar os bichinhos estressados.


17/10/2007

Fonte: Jornal de Limeira

 

Curso Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita