Brasília - Aviso de licitação para a execução dos serviços de dragagem do canal de acesso e das bacias de evolução do Porto de Santos, o maior da América Latina, foi publicado hoje no Diário Oficial da União. A licitação será conduzida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), vinculada ao Ministério dos Transportes.
O local a ser dragado foi dividido em dois trechos, que têm início no canal de acesso (barra) estendendo-se até a Alamoa. Com o uso do critério de medição, a Codesp terá condições de fiscalizar se as profundidades determinadas no projeto foram atingidas.
O diretor-presidente da Codesp, José Carlos Rego, explica que esse serviço é fundamental para que Santos possa responder às exigências do mercado internacional. Ele informa que o mercado utiliza embarcações cada vez maiores.
A Codesp draga sistematicamente os berços de atracação do Porto de Santos desde 1996, para manter as profundidades de projeto. A última dragagem do canal de navegação foi concluída em dezembro de 2002. Atualmente, as cotas dos canais de navegação interno e externo não restringem a navegação das embarcações que chegam a Santos.
19/03/2004
21/04/2025
Prefeitura de C. Mourão agenda licitações para a aquisição de obras literárias
O Observatório Social do Brasil (OSB) – unidade de...21/04/2025
Duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá volta a avançar após 14 anos de espera
Após 14 anos de promessas e entraves burocráticos,...21/04/2025
Seguro-garantia com cláusula de retomada já protege R$ 3,3 bilhões em obras de infraestrutura
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um total de R$ 3,3 bi...20/04/2025
Unidades regionais da Sema são reestruturadas para melhorar atendimento à população
Das nove diretorias regionais da Secretaria de Est...