O secretário da Administração, Edelvino Góes, anunciou, nesta quarta-feira (5), duas alterações nos editais matrizes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), instrumentos utilizados para realização de licitações do Estado. Uma das modificações prevê que as empresas prestadoras de serviço da administração estadual recrutem estudantes do Programa Primeiro Emprego, em um percentual mínimo de 20% do total de seu quadro de aprendizes. A outra alteração reserva uma cota de 25% dos bens licitados para a participação exclusiva de microempresas e empresas de pequeno porte.
O anúncio das modificações nos editais matrizes foi feito durante o I Encontro de Pregoeiros do Estado da Bahia de 2017, realizado pela Coordenação Central de Licitação (CCL), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento tem o objetivo de promover a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização dos servidores que atuam na área de licitação do Estado (pregoeiros, integrantes da equipe de apoio e membros de comissões licitantes).
O secretário da administração aproveitou o encontro para anunciar as modificações, atualizando os servidores que atuam na área de licitação do Estado sobre as modificações nas matrizes de editais da PGE. As alterações nos editais matrizes foram desenvolvidas conjuntamente por técnicos da Secretaria da Administração (Saeb) e representantes PGE.
A modificação sobre a contratação de aprendizes vai ampliar o número de vagas de estudantes dos cursos técnicos de nível médio. “A participação das empresas prestadoras de serviço do Estado no Programa Primeiro Emprego vai ampliar a oferta de vagas para além das já oferecidas pelo poder público. Assim, reforçamos o programa, oferecendo oportunidade para mais jovens baianos, que pretendem ingressar no mercado de trabalho”, declarou o secretário da Administração.
Já a outra alteração fortalece as microempresas e empresas de pequeno porte, que são grandes geradoras de emprego e renda no Estado. O percentual amplia a participação dessas empresas nas licitações do poder público estadual. Atualmente, o Estado já realiza licitações exclusivas para microempresas e empresas de pequeno porte. Com a mudança, além dessas licitações exclusivas, serão reservadas cotas nos demais certames.
05/04/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...