S. José retoma licitação das câmeras de TV


São José dos Campos - Um ano após anunciar a ampliação do sistema de monitoramento eletrônico de São José dos Campos, a prefeitura retomou a concorrência pública para compra e instalação de 73 câmeras de TV e extensão de 38 quilômetros na rede de fibra óptica --necessária à implantação dos equipamentos.
Atualmente, a cidade tem 126 câmeras de monitoramento interligadas por uma rede de quase 100 quilômetros de fibra óptica. Dessas, 70 estão instaladas em vias públicas e outras 56 em patrimônios públicos.
As imagens são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integradas) e transmitidas à Guarda Municipal e a Polícia Militar. De acordo com o COI, desde o início da implantação do sistema houve uma redução de cerca de 50% no índice de ocorrência nos locais monitorados, nos dois primeiros anos.
A ampliação do sistema de monitoramento foi a principal proposta no setor de segurança apresentada pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB), mas chegou a ser cancelada por duas vezes. A primeira ocorreu em 22 de setembro de 2006, e a segunda, em 19 de abril desse ano.
Na semana passada Cury anunciou a reabertura do processo de compra dos equipamentos para monitorar os principais corredores dos bairros da cidade. Segundo ele, o novo edital será publicado nas próximas semanas. O investimento é de R$ 4,2 milhões.
"A demora está relacionada as mudanças tecnológicas exigidas no edital. Foi isso que empacou o processo. Nossa intenção é ter câmeras nos principais corredores dos bairros", disse.
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Fernando Pereira, todas as regiões da cidade serão contempladas nessa terceira etapa do projeto.
"A proposta dessa fase é chegar aos bairros porque os corredores centrais já estão bem monitorados. Para isso fizemos um estudo para identificar e favorecer as áreas com grande fluxo de pessoas e maior incidência de furtos e vandalismo", disse.
PONTOS - A rua José de Alencar, em frente ao Paço, será a primeira a receber os equipamentos. Serão instaladas três câmeras. Outras 19 serão colocadas na área central --Sebastião Hummel, Prudente Meirelles de Moraes, Paraibuna e Nove de Julho.
Na região sul, serão contemplados os bairros Parque Industrial, Jardim Satélite e a estrada velha Rio-São Paulo. A zona leste receberá câmeras de vigilância na avenida Benedito Friggi e na praça 1º de Maio.
Na zona norte, serão monitorados os bairros Alto da Ponte, Santana e Vila Dirce. As vias Rui Barbosa e Olivo Gomes também estão inseridas no projeto.
Depois de encerrado o processo de licitação, a empresa vencedora terá até seis meses para instalar todos os equipamentos na cidade.
NOVA FASE - A prefeitura já iniciou estudos para a implantação da quarta fase do projeto, que prevê expansão do sistema de monitoramento por vídeo para outras regiões da cidade.


23/09/2007

Fonte: Vale Paraíbano

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita