O governo municipal pretende implantar Sistema de Monitoramento e Fiscalização Eletrônica em Santarém, no oeste do Pará, em dois meses. O edital de licitação para seleção de empresa deve ser relançado neste mês de maio. O sistema permitirá o monitoramento em tempo real os pontos críticos associados ao tráfego urbano.
A proposta inicial é implantar 30 câmeras com radares em pontos estratégicos que serão escolhidos conforme o fluxo de veículos de cada via e principais demandas do trecho. Segundo a Prefeitura, 10 câmeras vão monitorar o avanço do sinal vermelho, 10, o avanço à faixa de pedestres e outras 10, o controle de velocidade.
Segundo o secretário de Mobilidade e Trânsito de Santarém (SMT), Paulo Jesus, além de fiscalizatório, o sistema terá um caráter educativo para aumentar a segurança nas vias. “O objetivo é coibir as diversas ilegalidades cometidas diariamente no trânsito santareno, e, consequentemente, reduzir, também, o índice de acidentes”, explica.
Em Santarém, já existe um serviço de monitoramento de vias públicas realizado pela Polícia Militar, por meio do Núcleo Integrado de Operação (Niop) que tem câmeras instaladas em diversos pontos da área urbana.
26/05/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...