RS fica fora de licitação para navios da Transpetro


Apesar de toda a expectativa criada em torno da criação de um pólo naval em Rio Grande, o Estado ficou fora da licitação da Transpetro para construção de 26 navios petroleiros. O pedido da empresa deve gerar investimentos de US$ 2 bilhões e 20 mil empregos.
A anunciada desistência do grupo norueguês Aker acabou adicionando polêmica ao processo de seleção, porque houve uma fusão entre as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa com a Queiroz Galvão e a Aker Promar (apoio técnico da coreana Samsung). A previsão é de que, se o grupo ganhar, a obra seja feita no estaleiro que a Camargo Corrêa está construindo em Suape, em Pernambuco. O grupo disputa os lotes 1 e 2 da Transpetro, que incluem os navios de maior porte e de maior valor agregado.
Concorrem o Consórcio Rio Naval, formado pelo estaleiro Sermetal, com a Iesa e a construtora MPE, que conta com apoio técnico da coreana Hyundai e deve construir os navios no Rio de Janeiro, e o Consórcio Brasfels - Keppel Fels (apoio técnico da coreana Daewoo), com previsão de construção dos navios em Angra dos Reis (RJ).

Estaleiro Rio Grande não apresentou proposta
Representante do Rio Naval, Davi Fischer avaliou que a fusão deveria ter passado pelo crivo dos concorrentes e não por uma decisão unilateral da comissão de licitação. Já o outro grupo interessado no leilão, o Estaleiro Rio Grande, não chegou a apresentar proposta. O estaleiro, que tem investimentos do grupo Birmann, decidiu apostar suas fichas em licitações de plataformas da Petrobras.
Ontem foi o último prazo para a apresentação das propostas dos interessados. Agora, a análise será feita até o final de março, para assinatura dos contratos em abril. Apesar do pouco tempo disponível, o presidente da Transpetro, o ex-senador do PMDB Sérgio Machado, disse que a primeira das embarcações encomendadas deve estar pronta até dezembro.
- Mais do que preocupados com possíveis interesses eleitoreiros, estamos interessados em criar escala para recuperar a indústria naval no país. Se quiséssemos aproveitar o fator eleitoral, teríamos corrido mais com o processo - disse Machado, refutando indagações sobre o interesse.


17/01/2006

Fonte: Zero Hora

 

Curso Licitações

04/12/2023

Visan lança edital de licitação da segunda etapa da estação de tratamento de água

A Videira Saneamento (Visan) realizará mais um inv...

04/12/2023

Ginásio de Esportes de Sobradinho terá banheiros e vestiários reformados

Está agendada para o dia 19, às 14h, a abertura de...

04/12/2023

MCid abre licitação de R$ 20 milhões para agência de comunicação institucional

No escopo, o relacionamento do órgão encabeçado po...

04/12/2023

Câmara pagará 2,7 milhões para ter voto eletrônico e modernizar plenário

A Câmara Municipal de Campo Grande abriu licitação...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita