Um sonho de mais de 10 anos começa a sair do papel no segundo semestre de 2006: a Interpraias. A rodovia vai interligar o Litoral Sul, com 132 quilômetros de asfalto entre as cidades de Laguna e Passo de Torres. A obra está na primeira fase de licitação, com a pré-qualificação das empresas. A segunda fase deve começar no dia 10 de julho, com lançamento de edital de concorrência comercial (menor preço).
A obra é desenvolvida pela SC Parcerias, empresa de economia mista vinculada ao governo do Estado, e não depende de financiamento bancário.
O investimento será pago com recebíveis do Programa de Desenvolvimento de Empresa Catarinense (Prodec), recursos que são depositados mensalmente em uma conta e desembolsados a partir de medições de obras executadas.
A modalidade de contratação é inédita no país e, de acordo com o diretor da SC Parcerias, Sérgio Pinto, representa uma garantia de pagamento para a empresa vencedora da licitação. A primeira fase do processo - a pré-qualificação - contou com a inscrição de 19 empresas e apenas duas foram aprovadas.
Parte do tráfego da BR-101 será absorvido.
Porém, 11 das demais 17 empresas apresentaram recursos, que foram julgados na última sexta-feira pela comissão de licitação. O resultado será publicado hoje. Se algum dos recursos for aceito, a empresa fica habilitada para o segundo edital, da segunda fase.
Com isso, a segunda fase de licitação está prevista para o dia 10 de julho, com o lançamento do edital de concorrência pelo menor preço. A Interpraias é licitada de forma integral, mas a execução está dividida em cinco lotes para agilizar o processo. Dois deles (1 e 5) já têm licenciamento ambiental, o que possibilita a entrada das máquinas ao final da segunda fase da licitação, no final de agosto ou início de setembro.
Os projetos dos outros três lotes (2, 3 e 4) estão com licenciamento sob análise da Fatma, inclusive com audiências públicas marcadas. No lote 4, por exemplo, o projeto antigo precisou ser alterado com um desvio. A medida foi adotada para evitar problemas ambiental e arqueológico devido à existência de lagoas e sambaquis, respectivamente, nos municípios de Içara e Jaguaruna.
Para Sérgio Pinto, além do impulso turístico no Litoral Sul, a Interpraias exercerá idêntica função da rodovia gaúcha Estrada do Mar, com preferência do tráfego de veículos leves em detrimento da BR-101 e do tráfego pesado de caminhões.
- Estamos bastante satisfeitos com o processo de licitação e esperamos que em breve essa obra possa se tornar uma realidade.
26/06/2006
06/11/2024
Prefeitura de Ourinhos abre licitação para contratar uma empresa que gerencie o SAMU 192
A Prefeitura de Ourinhos divulgou, nesta terça-fei...06/11/2024
Prefeitura remarca licitação para construção da escola municipal do Bairro Santana
A Prefeitura de Piracicaba remarcou a licitação pa...06/11/2024
Cascavel prepara compra de motocicletas para a Guarda Municipal
A Prefeitura de Cascavel vai fazer licitação para ...05/11/2024
Ministro ressalta que Nova Lei de Licitações fortalece consenso em grandes obras,como a da BR-101
A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativ...