A tropa de choque da PM está de prontidão para agir se houver tumulto para a segunda etapa da licitação de 491 linhas de vans intermunicipais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que ocorre às 10h. Interessados em concorrer às vagas são ameaçados para não apresentarem as propostas. A polícia investiga se no piquete de segunda-feira, quando ocorreu a primeira etapa do processo, houve a participação de milicianos ou traficantes, segundo o presidente do
Segunda-feira, muitos motoristas foram intimidados e, por isso, nenhum envelope foi entregue. Além da tropa de choque, 20 policiais estarão no local da licitação com o objetivo de garantir que ninguém seja coagido.
"Colegas estão recebendo ameaças por telefone. Disseram que se eles entregarem as propostas terão que se ver com eles (um grupo de topiqueiros). Isso é tirania", disse Marcelo Cerqueira, presidente do Sindicato dos Proprietários de Vans do Rio.
O presidente do Sindicato do Transporte Alternativo do Rio (Sintral), Sérgio Loureiro Macedo, nega a intimidação, mas garante que haverá protesto, às 9h, e reafirma que a recomendação é boicotar a licitação das linhas de Nilópolis, Itaguaí e Queimados.
Juiz determina a volta das linhas extintas
Ontem à noite, o juiz Luiz Henrique Oliveira Marques, da 1ª Vara de Fazenda Pública, determinou a suspensão da portaria, publicada ontem, no Diário Oficial do estado, que cancelara a permissão das 48 permissões de linhas ligando Guapimirim e Mesquita ao Rio.
O Detro tinha decidido pelo cancelamento após o boicote da licitação dos itinerários. O órgão vai recorrer da decisão. Se descumpri-la, terá que pagar multa diária de R$ 5 mil.
Os fiscais do Detro apreenderam, ontem, duas vans da linha Mesquita-Central e outras 13 piratas que faziam outros itinerários. A ação teve início às 5h, em vários pontos da Baixada e do Rio com uma orientação a mais: impedir o tráfego de veículos ligando Mesquita e Guapimirim, na Baixada Fluminense, com a capital.
Um equívoco marcou a operação na Baixada. Alguns fiscais foram para Magé suspenderam a circulação de vans ligando o município ao Rio por 3 horas. A confusão parou 25 vans das linhas Magé-Central e Magé-Castelo sob alegação de que as linhas, assim como Mesquita e Guapimirim, também haviam sido extintas. Duas vans do trecho Mesquista-Central foram apreendidas além de outras 13 irregulares.
07/08/2008
13/07/2025
Estado lança licitação de até R$ 44,7 milhões para alugar mais de 300 viaturas para Lei Seca e..
As operações Lei Seca e Segurança Presente, da Sec...12/07/2025
Deodápolis lança licitação para construir escola em tempo integral com 18 salas de aula
A Prefeitura de Deodápolis vai realizar no dia 24 ...12/07/2025
Simões Filho abre licitação para compra de 15 mil cestas básicas
A Prefeitura de Simões Filho, na região Metropolit...12/07/2025
Aberta licitação para fornecimento de brita tipo 02 ao Município de Papanduva
A Prefeitura de Papanduva comunica que está aberto...