A prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta terça-feira no Diário Oficial o edital de licitação para o Carnaval 2010. Pela primeira vez desde 1995, a organização ficará a cargo da empresa que apresentar o melhor projeto de preços para a festa no sambódromo. A Liesa (Liga das Escolas de Samba) tinha o monopólio do evento, por decisão do ex-prefeito Cesar Maia (DEM). A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela infraestrutura dos desfiles: som e iluminação, montagem de frisas, cadeiras e camarotes, venda de ingresso, comércio e distribuição de comida e bebida.
A licitação estabelece os porcentuais da receita da venda dos ingressos: 53% para as escolas de samba, 10% de direitos autorais e, no mínimo, 7% para a prefeitura. A parcela para o município pode ser maior, de acordo com as propostas das empresas que disputarem a concorrência. A Riotur vai assinar um contrato com as escolas, garantindo a participação delas no desfile e os direitos de transmissão.
Licitar o carnaval era promessa de campanha do prefeito Eduardo Paes (PMDB). O monopólio da Liesa é alvo de ações judiciais, de inquérito no Ministério Público e já foi investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Vereadores. O secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, esclareceu que a Liesa, "como qualquer outra empresa", pode participar da concorrência.
25/08/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...