Rio Grande do Sul terá licitação de linhas de transmissão


Até 2013, uma linha de transmissão de energia de 525 kV, ligando as hidrelétricas de Salto Santiago, no Paraná, e Itá, em Santa Catarina, e outra de Itá ao município gaúcho de Nova Santa Rita, devem entrar em operação.
Conforme o assessor técnico em energia da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, José Wagner Maciel Kaehler, os empreendimentos, para cumprirem seus cronogramas, terão que ser licitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no primeiro semestre do próximo ano.
Kaehler e integrantes do Comitê de Operação e Planejamento do Sistema Elétrico do Rio Grande do Sul (Copergs) reuniram-se na semana passada, em Brasília, com técnicos do Ministério de Minas e Energia para discutir a situação de atendimento eletroenergético no Rio Grande do Sul. O assessor lembra que o Copergs já havia manifestado a preocupação de que o Estado poderia ter um grave problema se alguma linha de 525 kV que abastece a região hoje parasse de operar.
Ele destaca que a nova linha precisa ser implementada devido ao crescimento de demanda que será causado por eventos como as copas das Confederações e do Mundo de futebol que vão acontecer, respectivamente, em 2013 e 2014. "Não existe plano B", alerta Kaehler. No encontro em Brasília também foi apontada a necessidade de reforços através de mais linhas de 230 kV ligando subestações em Guaíba, Camaquã e Rio Grande. Na cidade litorânea há aumento do consumo de energia no município que será gerado pela operação de estaleiros do polo naval gaúcho.
Mais adiante, em 2014, uma linha de transmissão de 525 kV deverá ser realizada para ligar a termelétrica a carvão da empresa CTSUL, que será construída em Cachoeira do Sul, à subestação de Nova Santa Rita. E, em 2016, está prevista a interconexão em 525 kV do sistema de Candiota, com Cachoeira do Sul, para escoamento das usinas térmicas a serem instaladas naquela região.
Na Metade Sul, saindo do papel o projeto do Grupo Bolognesi quanto a um Terminal de Estocagem e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e de uma termelétrica no município do Rio Grande, uma nova linha de 525 kV deverá ligar esse complexo à subestação Nova Santa Rita. Kaehler acrescenta que durante a reunião com os integrantes do Ministério de Minas e Energia as possibilidades da produção de energia a carvão retornaram à pauta. Além disso, segundo ele, os técnicos foram mais receptivos à ideia da realização de leilões regionais de geração de energia.


17/11/2010

Fonte: PortoGente

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita