Rio e SP contratam estudo para avaliar viabilidade do trem-bala


Os governos do Rio e de São Paulo anunciaram nesta quarta-feira a contratação de uma pesquisa para avaliar a real necessidade de um trem-bala entre as capitais dos dois Estados. Segundo o governo do Rio, nos planos do governo federal a licitação para a obra deveria acontecer até meados de 2008, com a previsão para o trem ficar pronto em 2015. Mas com a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014, o prazo pode ser reduzido.
O estudo deve avaliar a demanda de passageiros, o perfil do público que se beneficiaria com ela e o potencial de uso do serviço.
"Por enquanto o que temos são dados pouco precisos. Sabemos da vontade de todos os envolvidos nesse processo para que o trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo saia definitivamente do papel. Mas precisamos saber se há demanda, quantas pessoas vão realmente se beneficiar com esse transporte e que público é esse", disse o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes.
Com a pesquisa pronta, os secretários esperam que será mais fácil definir características do serviço, como as paradas ao longo do percurso. Outra novidade anunciada pelos secretários é a inclusão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no grupo de trabalho para a implantação do trem.
Uma comissão interestadual foi criada no final de agosto pelos governos dos dois Estados para analisar a viabilidade da criação do trem.


07/11/2007

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...

17/04/2024

Prefeitura lança licitação para construção do Centro do Idoso, em Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio lançou na última sem...

17/04/2024

Administração municipal de Barracão prepara lançamento da licitação da praça

A informação é do prefeito Jorge Luiz Santin, que ...

17/04/2024

Prefeitura publica licitação para construção da UBS do Jardim Andréa, a 36ª unidade de saúde..

Comprometida com a qualidade dos serviços de saúde...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita