Os governos do Rio e de São Paulo anunciaram nesta quarta-feira a contratação de uma pesquisa para avaliar a real necessidade de um trem-bala entre as capitais dos dois Estados. Segundo o governo do Rio, nos planos do governo federal a licitação para a obra deveria acontecer até meados de 2008, com a previsão para o trem ficar pronto em 2015. Mas com a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014, o prazo pode ser reduzido.
O estudo deve avaliar a demanda de passageiros, o perfil do público que se beneficiaria com ela e o potencial de uso do serviço.
"Por enquanto o que temos são dados pouco precisos. Sabemos da vontade de todos os envolvidos nesse processo para que o trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo saia definitivamente do papel. Mas precisamos saber se há demanda, quantas pessoas vão realmente se beneficiar com esse transporte e que público é esse", disse o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes.
Com a pesquisa pronta, os secretários esperam que será mais fácil definir características do serviço, como as paradas ao longo do percurso. Outra novidade anunciada pelos secretários é a inclusão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no grupo de trabalho para a implantação do trem.
Uma comissão interestadual foi criada no final de agosto pelos governos dos dois Estados para analisar a viabilidade da criação do trem.
07/11/2007
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...