Os governos do Rio e de São Paulo anunciaram nesta quarta-feira a contratação de uma pesquisa para avaliar a real necessidade de um trem-bala entre as capitais dos dois Estados. Segundo o governo do Rio, nos planos do governo federal a licitação para a obra deveria acontecer até meados de 2008, com a previsão para o trem ficar pronto em 2015. Mas com a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014, o prazo pode ser reduzido.
O estudo deve avaliar a demanda de passageiros, o perfil do público que se beneficiaria com ela e o potencial de uso do serviço.
"Por enquanto o que temos são dados pouco precisos. Sabemos da vontade de todos os envolvidos nesse processo para que o trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo saia definitivamente do papel. Mas precisamos saber se há demanda, quantas pessoas vão realmente se beneficiar com esse transporte e que público é esse", disse o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes.
Com a pesquisa pronta, os secretários esperam que será mais fácil definir características do serviço, como as paradas ao longo do percurso. Outra novidade anunciada pelos secretários é a inclusão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no grupo de trabalho para a implantação do trem.
Uma comissão interestadual foi criada no final de agosto pelos governos dos dois Estados para analisar a viabilidade da criação do trem.
07/11/2007
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...