Rio abrirá licitação para compra de 200 câmeras


A Prefeitura do Rio de Janeiro vai lançar em setembro edital de licitação para a compra de 200 câmeras de monitoramento de trânsito e equipamentos para uma central de gestão do tráfego nas chamadas vias especiais da cidade.
Segundo informou o secretário de Transportes do Rio, Dalny Sucasas, o objetivo é instalar a central até 2007. "A novidade será o uso de painéis eletrônicos de mensagens, para informar o motorista sobre o tempo de percurso nessas vias", disse.
Serão monitoradas as avenidas Brasil, Borges de Medeiros, das Américas, Perimetral, a auto-estrada Lagoa-Barra, o aterro do Flamengo, e os túneis Rebouças e Santa Bárbara.
Sucasas informou que, dos 2 milhões de veículos existentes no Rio, 800 mil circulam diariamente e 70% desses passam pelas chamadas vias especiais.
A prefeitura não divulgou quanto pretende gastar com o novo sistema. Anualmente, a prefeitura gasta R$ 15 milhões em operações nas principais vias do Rio. "O que queremos é introduzir inteligência no sistema", afirmou o secretário.

Radares
O sistema será pago, segundo Sucasas, com recursos públicos, espaço para publicidade e dinheiro arrecadado com a fiscalização eletrônica. As 200 câmeras não serão usadas para fiscalizar, apenas para monitorar o trânsito. Mas o secretário estuda a instalação de equipamentos de controle de velocidade.
A avenida Brasil, onde ocorre a maioria dos acidentes de trânsito no Rio segundo a secretaria, será uma das primeiras a ter controle dos limites de velocidade. De acordo com o secretário, 350 mil veículos passam diariamente por essa via.
"Ali são registrados 9% dos acidentes de trânsito com vítimas no Rio", disse Sucasas. A cidade registra cerca de 20 mil acidentes com vítimas por ano. Aproximadamente mil pessoas morrem por ano no trânsito no Rio, segundo dados da secretaria.
"A prefeitura fará convênio com seguradoras para que os dados captados pela central nas vias monitoradas possam ser utilizados para encontrar veículos roubados", afirmou o secretário. "Além de segurança, isso pode significar mais recursos. Também pensamos em negociar o fornecimento de dados de trânsito para operadoras de celular divulgarem isso a seus clientes."


21/08/2006

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita