Richa decide fazer nova licitação para o Eixo Metropolitano


O prefeito Beto Richa decidiu anular o processo de licitação de obras para a construção do Eixo Metropolitano de Curitiba. Um novo processo deverá ser aberto ainda este ano para contornar divergências entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a construtora que havia questionado os resultados da primeira licitação.
O anúncio foi feito à reportagem do jornal Gazeta do Povo, que traz entrevista com o prefeito na edição desta quinta-feira. A decisão da prefeitura de Curitiba foi tomada depois de uma conversa do prefeito Beto Richa com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na terça-feira em Brasília.
O BID reafirmou a posição de não financiar a obra se a empresa Construcap Engenharia e Comércio S.A., de São Paulo, fosse a responsável, alegando que ela não foi pré-qualificada na primeira fase da concorrência. Se não houver mais pendências judiciais com a nova licitação, a expectativa é que as obras comecem no início do próximo ano.
A empreiteira havia sido desclassificada da concorrência, mas uma sentença da 4.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, em novembro do ano passado, determinou que ela detinha o direito de participar.
A prefeitura vai aproveitar essa decisão para rever o projeto do Eixo Metropolitano. A proposta é transformar o trecho urbano da BR-476 (antiga BR-116) em uma avenida de 22 quilômetros de extensão dentro de Curitiba, é considerado a principal alternativa para desafogar o sistema de transporte coletivo da capital. O BID, principal financiador da obra, deve emprestar US$ de 80,04 milhões dos US$ 133,4 milhões previstos para toda a intervenção, que corta 22 bairros da cidade.


30/06/2005

Fonte: Tudo Paraná

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Ibaneis anuncia licitação para construção de sete Upas

Na manhã desta sexta-feira (26/4), o governador do...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita