Ribeirão Preto firma convênio de R$ 1,1 milhão com governo de SP para instalar 10 novos semáforos


Dez cruzamentos em Ribeirão Preto (SP) receberão semáforos com prioridade para travessia de pedestres, a partir de um convênio firmado com o governo paulista no valor de R$ 1,178 milhão. Ainda não há previsão para abertura da licitação para instalação dos equipamentos.

Em nota, a Prefeitura informou que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Jr., estiveram em São Paulo (SP) na última terça-feira (18) para assinatura do acordo com o governador, João Dória (PSDB).

Além de Ribeirão, outras 304 prefeituras paulistas receberão verbas por meio do programa “Respeito à vida”, que destinará recursos de multas para intervenções de engenharia, como implantação de lombofaixas, faixas de pedestres, semáforos e ciclovias.

Confira os trechos que serão contemplados com novos semáforos:
·Avenida Caramuru, próximo ao numeral 2.110
·Cruzamento das ruas João Toniolli e José Monsef, próximo à Escola Estadual Diva Tarlá de Carvalho
·Cruzamento das avenidas Leão XIII e Castelo Branco
·Avenida Portugal, próximo ao numeral 1.690, no sentido bairro - Centro
·Cruzamento da Avenida Pio XII com a Rua Visconde de Inhomirim
·Avenida General Euclides Figueiredo, em frente à Unidade Básica de Saúde Sérgio Arouca
·Avenida Elpídio Gomes, em frente ao Parque Maurílio Biagi
·Avenida Costábile Romano, em frente ao Parque Luiz Roberto Jábali (Curupira)
·Cruzamento das avenidas Luzitana e dos Andradas
·Avenida Thomaz Alberto Whatelly, entre ruas Amparo e Sorocaba

Segundo a Prefeitura, além dos semáforos serão implantadas 11 luminárias de LED em faixas de travessia, em locais onde há maior circulação de pedestres. Os endereços desses pontos, no entanto, não foram divulgados.

Também haverá investimentos em educação para a segurança no trânsito, com aquisição de materiais institucionais e bicicletas. A Transerp está preparando o termo de referência para elaboração do edital e abertura de licitação, ainda sem prazo para ocorrer.

Sinalização
Especialista em trânsito e transporte, e pós-graduado em gerente de cidades, o advogado Adhemar Padrão Neto explica que a sinalização é fundamental não só para garantir a segurança do pedestre, mas para orientá-lo sobre o local correto para travessia.

“Não é uma imprudência total por parte do pedestre. Muitas vezes, é uma falta de orientação e de sinalização para ele entender que aquele lugar onde está tentando atravessar não é o ponto mais seguro. Por isso, leva ao acidente e, às vezes, fatal”, diz.

O especialista relembra que a legislação de trânsito tem como foco a segurança dos pedestres. Entretanto, nem todos os instrumentos de orientação e sinalização são planejados nesse sentido. Exemplo disso são os próprios semáforos para travessia de pedestres.

“É sempre dois tempos, geralmente voltado a um ou outro condutor de veículo. Não tem o terceiro tempo do pedestre e, quando tem – temos poucos em Ribeirão –, o motorista já foi tão mal acostumado, que está viciado em achar que tem um erro”, afirma.

Adehmar destaca que a maior parte da cidade não comporta passarelas para travessia. Por isso, a sinalização se torna ainda mais importante para orientação dos pedestres. Ao mesmo tempo, o advogado cita a falta de controle de velocidade nas principais vias.

“A cidade se tornou muito violenta porque há muitas avenidas e não há controle de velocidade. Então, se houver um controle de velocidade, pode não terminar com acidentes envolvendo pedestres, mas vai minimizar o risco final, fatal”, afirma.


23/06/2019

Fonte: G1 Ribeirão Preto e Franca

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita