A Microbacia do Ribeirão dos Marins ganhará uma restauração ecológica de 3.273 metros lineares em propriedades rurais com foco na preservação dos corpos d’água. Por um valor estimado em pouco mais de R$ 636 mil, a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura) faz licitação no próximo dia 22. A previsão é de realizar limpeza da área, plantio florestal e manutenção do plantio em 11 propriedades rurais. A iniciativa é da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). O ribeirão desemboca no Rio Piracicaba, uma importante notícia diante da iminente crise hídrica em todo o Estado de São Paulo.
Segundo a secretária da Pasta, Nancy Thame, a restauração ecológica integra os novos programas da Sema, com ênfase na recuperação florestal. “A Microbacia do Ribeirão dos Marins é a principal bacia com potencial hídrico, totalmente inserida no município. Em conjunto às microbacias do Congonhal, do Córrego Tamandupá e do ribeirão Paredão Vermelho, compõe as bacias prioritárias do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA Piracicaba. Assim, a restauração ecológica de propriedades na Microbacia do Ribeirão dos Marins atende a um dos critérios avaliados no programa, que é a restauração ou manutenção de Áreas de Preservação Permanente e matas nativas.”
Ainda conforme Nacy, serão restaurados 210 mil metros quadrados (ou 21 hectares) de áreas de preservação permanente. “Além do plantio e cercamento em áreas com produção pecuária também serão realizadas manutenções e tratos culturais periódicos nas áreas pelo período de três anos. A restauração tem por objetivo restaurar as nascentes e córregos que abastecem o Ribeirão dos Marins, aumentar a recarga dos aquíferos e conectar os fragmentos de mata entre as propriedades, favorecendo a flora e fauna do entorno.”
O pecuarista Klever Coral está entre os que vão receber a restauração ecológica. “Temos uma propriedade dentro da Bacia dos Marins, aonde há algumas nascentes. É o terceiro ano que fazemos parte e temos uma assinatura com o prefeito [Luciano Almeida (DEM)] para receber um valor destinado à preservação das nascentes e de acordo com as atividades que temos naquela propriedade. O plantio de árvores e cercamento previstos na licitação é uma continuidade deste serviço de preservação. E aumentar essa proteção da natureza com novas espécies de árvore e recuperação da área faz com que haja continuidade da mata quando há casos de fragmentos isolados. Assim, vamos emendar toda essa área de mata. Entendo que é um importante trabalho da secretaria, junto a outros órgãos, de recuperação das bacias, com preservação da água e do meio ambiente.”
A Associação Aliança de Misericórdia, junto com outros nove proprietários rurais – incluindo a Coopihort, cooperativa com cerca de 40 agricultores familiares – serão beneficiadas pelo programa de florestal da Sema. Há uma lista de espécies que poderão ser plantadas, como cajueiro, peroba-rosa, jasmim-do-campo, palmito-juçara, ipês, embaúba, pau-viola, limoeiro-do-mato, ingá-ferradura e canela-amarela, todas as espécies estão discriminadas no edital e são nativas da região de Piracicaba. O critério para decidir o vencedor da disputa é o de menor preço por lote.
11/09/2021
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...