Concluídos os projetos de infra-estrutura e de titularidade, a revitalização do cais da Capital agora ingressa num novo capítulo: os estudos sobre a forma de parceria com empresas privadas.
Depois da decisão da equipe responsável pelo projeto - que pode optar por concessão da área ou Parceria Público-Privada (PPP) -, a expectativa é de que os investidores se mobilizem. Dentro de uma semana, as definições para o edital de licitação devem estar concluídas.
- É a partir daí que a nova cara do Cais Mauá deve tomar forma - diz Edemar Tutikian, coordenador da comissão de revitalização do Cais Mauá.
Segundo ele, as empresas terão papel essencial para definir quais serão os empreendimentos edificados na extensão à beira do Guaíba. Com a prefeitura da Capital, a comissão formada por secretarias estaduais começa esta semana a discutir a parceria.
Tutikian salienta que os projetos de infra-estrutura básica - como água, esgoto, energia elétrica e gás - foram todos aprovados pelos órgãos públicos. Dentro de no máximo 30 dias, o Cartório de Registro de Imóveis deve emitir as matrículas referentes à área do cais.
Conforme o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, a revitalização do cais é prioridade do governo. Mas, segundo ele, a idéia que previa shopping center, torres comerciais e até residenciais na área está sendo repensada.
- Uma coisa é revitalizar o Cais do Porto. Outra é encher de prédios um patrimônio histórico da cidade. A governadora reprova a descaracterização do cais - diz o secretário.
Propostas sobre a dimensão dos prédios estão em discussão com o prefeito José Fogaça e são prioridade do governo estadual, garante o secretário. Embora a idéia de grandes torres ganhe resistência, tudo dependerá de propostas da iniciativa privada, afirma Tutikian, evitando impor prazos para o lançamento do edital. Documento não contém anexos.
02/03/2007
01/09/2026
Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...01/09/2026
Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT
Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...31/08/2026
Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...31/08/2026
Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande
A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...