Concluídos os projetos de infra-estrutura e de titularidade, a revitalização do cais da Capital agora ingressa num novo capítulo: os estudos sobre a forma de parceria com empresas privadas.
Depois da decisão da equipe responsável pelo projeto - que pode optar por concessão da área ou Parceria Público-Privada (PPP) -, a expectativa é de que os investidores se mobilizem. Dentro de uma semana, as definições para o edital de licitação devem estar concluídas.
- É a partir daí que a nova cara do Cais Mauá deve tomar forma - diz Edemar Tutikian, coordenador da comissão de revitalização do Cais Mauá.
Segundo ele, as empresas terão papel essencial para definir quais serão os empreendimentos edificados na extensão à beira do Guaíba. Com a prefeitura da Capital, a comissão formada por secretarias estaduais começa esta semana a discutir a parceria.
Tutikian salienta que os projetos de infra-estrutura básica - como água, esgoto, energia elétrica e gás - foram todos aprovados pelos órgãos públicos. Dentro de no máximo 30 dias, o Cartório de Registro de Imóveis deve emitir as matrículas referentes à área do cais.
Conforme o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, a revitalização do cais é prioridade do governo. Mas, segundo ele, a idéia que previa shopping center, torres comerciais e até residenciais na área está sendo repensada.
- Uma coisa é revitalizar o Cais do Porto. Outra é encher de prédios um patrimônio histórico da cidade. A governadora reprova a descaracterização do cais - diz o secretário.
Propostas sobre a dimensão dos prédios estão em discussão com o prefeito José Fogaça e são prioridade do governo estadual, garante o secretário. Embora a idéia de grandes torres ganhe resistência, tudo dependerá de propostas da iniciativa privada, afirma Tutikian, evitando impor prazos para o lançamento do edital. Documento não contém anexos.
02/03/2007
30/09/2023
Alta Floresta: prefeitura irá licitar material para construção de 50 unidades habitacionais
A prefeitura de Alta Floresta publicou em seu port...30/09/2023
Município abre licitação de mais de R$ 3 milhões para compra de materiais e equipamentos hosp..
O Município de Cascavel abriu licitação de mais de...30/09/2023
Licitação prevê mais de R$ 3,1 milhões para contratação de empresa para fornecer marmitas
A Prefeitura de Cascavel abriu licitação para cont...30/09/2023
Governador atende pedido de Arlen Santiago e Aviso de Licitação da MGC-496 é publicado
Após diversas tratativas do deputado estadual Arle...