Resultado da licitação do transporte de Florianópolis ficará para 2014


A empresa (ou consórcio de empresas) que vai operar o novo sistema de transporte coletivo de Florianópolis só será conhecida no ano que vem. O adiamento, feito de última hora, ocorreu devido a diligências pedidas na última segunda-feira, 04/11, pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que analisam o processo.

Conforme o órgão, foram solicitados mais esclarecimentos em sete itens do edital. Orçamento básico, riscos do contrato de concessão, valor da tarifa, equilíbrio econômico-financeiro do contrato, eficiência na prestação dos serviços, modicidade tarifária e qualidade da prestação do serviço.

O prazo para retorno encerrou na sexta-feira, mas a prefeitura resolveu suspender o edital por 15 dias para analisar os itens questionados, mesmo que as modificações não fossem obrigatórias. Agora, a comissão de licitação irá analisar, caso a caso, cada ponto questionado pelo TCE e decidir se altera o conteúdo do edital ou se retorna ao TCE.

A previsão inicial da prefeitura era abrir os envelopes das empresas interessadas na concorrência na próxima quinta-feira. A nova data ainda não foi divulgada, mas deve ocorrer em meados de janeiro. Segundo o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Vinícius Cofferri, tratam-se de mudanças pontuais sem gravidade e que não alteram o teor do edital. "Queremos que o edital seja lançado com transparência e da forma mais correta possível. Por isso, suspendemos o edital para ganhar mais tempo para analisar o que foi pedido", explica.

Sistema vai alterar transporte da Capital

A licitação do novo sistema de transporte da Capital foi lançado em setembro. Quem vencer a concorrência terá 180 dias após a assinatura do contrato de concessão para colocar nas ruas 447 de ônibus convencionais e 60 executivos, todos acessíveis, com GPS e câmera de monitoramento.

O sistema atual de integração deve ser mantido, mas com ajustes. O passageiro vai poder pagar uma tarifa e mudar de ônibus sem precisar ir até o terminal. O transporte executivo também será integrado ao sistema. Na mão do usuário estarão disponíveis informações como tempo de espera no ponto de ônibus e itinerário, através de aplicativos para celular e tablets.

A ideia é que uma empresa ou um consórcio de empresas opere o sistema por 20 anos. A prefeitura ficará responsável por fiscalizar e cobrar a qualidade do serviço, sob pena de multa ou até quebra de contrato. O objetivo é inibir as repetitivas paralisações.




12/11/2013

Fonte: Jornal de Santa Catarina

 

Avisos Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita