Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (10) a resolução nº 377 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que simplifica o processo de licenciamento ambiental para a construção de estações de tratamento de esgoto de pequeno e médio porte.
Para a engenheira sanitária Ruth Tabaczenski, assessora técnica do Conama, a medida agilizará as obras de saneamento. “A construção de estações de tratamento de esgoto contribui para evitar a poluição da água. É também uma questão de saúde pública. Por isso é necessário simplificar o processo de licenciamento ambiental”, explicou.
Antes da resolução, segundo a assessora, existiam três tipos de licença: a prévia, que era utilizada para avaliar o local onde seria feita a estação; a de instalação, que permitia o início das obras; e a de operação, que autorizava o funcionamento da estação de esgoto.
Com a resolução do Conama, os três documentos foram reunidos na Licença Ambiental Única de Instalação e Operação (LIO), que autoriza de uma só vez a implantação e a operação do empreendimento. "Isso poderá estimular a construção de mais estações de esgoto, com menos burocracia", acrescentou.
10/10/2006
28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...23/05/2025
Prefeitura abre licitação para obras de recuperação em dois viadutos e uma ponte em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretari...23/05/2025
Licitação para ampliação do metrô até o Campo Grande será lançada nas próximas semanas, diz ministro
Em evento realizado em Salvador nesta sexta-feira ...