Remoção dos carros levados para o local depende da abertura de processo licitatório


O pátio localizado em Monte Cabrão, na Área Continental de Santos, ainda abriga cerca de dois mil veículos recolhidos das ruas do Município. O local foi um dos alvos da investigação policial deflagrada em setembro do ano passado para apurar a autoria de furtos de peças e roubos de veículos nos dois depósitos de veículos da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), que eram administrados pela Martha’s Serviços Gerais.
O outro ficava no Bairro da Caneleira. No dia 2 de janeiro, a CET-Santos quebrou o contrato com a empresa, que é apontada como responsável pelo sumiço de quase 500 carros. A investigação culminou com a abertura de processo judicial que corre em segredo de Justiça.
Segundo a assessoria de imprensa da CET-Santos, o pátio da Caneleira foi desativado no início deste ano, quando todos os veículos removidos das ruas - por infrações de trânsito - passaram a ser encaminhados para o pátio instalado na Rua Nilo Peçanha.
Já os veículos apreendidos por causa de delitos - roubo, furto, chassi adulterado ou pendência judicial - tiveram responsabilidade transferida para o Estado.
Ainda segundo a CET, a maioria desses veículos permanece no pátio de Monte Cabrão, cuja desativação depende de processo licitatório conduzido pelo Estado.
No local, a Reportagem de A Tribuna apurou que a situação dos veículos é de abandono. “Viemos eliminar um enxame de abelhas em um dos carros abandonados”, explicou o funcionário de uma empresa especializada no serviço.
A equipe de A Tribuna foi proibida de entrar no local pelo segurança e por um funcionário da CET.

Licitação
A Delegacia Seccional de Santos aguarda da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) autorização para abrir processo licitatório para contratar serviços de remoção e depósito dos veículos sob a guarda do Estado, ou seja, retidos, removidos ou apreendidos em razão de atividade de Polícia Judiciária.
A medida está prevista na Resolução nº 9 da SSP-SP, de 10 de janeiro de 2011. “Assim que tivermos o aval da consultoria jurídica (da SSP-SP), seremos pioneiros na terceirização deste serviço no Estado”, afirma o delegado assistente da Delegacia Secional, Marcelo de Lima Lessa.
De acordo com a Resolução nº 9, o processo licitatório deve ser instituído apenas nas cidades onde não haja convênios para o serviço com as respectivas prefeituras.
Na região, apenas Bertioga e São Vicente manifestaram interesse em celebrar o convênio. “Por isso, a licitação deverá ser aberta em Cubatão, Guarujá, Praia Grande e Santos”, disse Lessa, que não quis adiantar detalhes do certame, como os valores dos contratos e áreas para a instalação dos pátios.


02/05/2012

Fonte: Jornal A Tribuna

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita